BEM VINDO AO PASSEIO PÚBLICO DE JARAGUÁ DO SUL

Este blog foi criado para servir de instrumento de troca de informações e educação para as pessoas que buscam melhorar as condições do seu passeio público tornando-o mais agradável, transitável, seguro e inclusivo para todos.
Foi criado para a cidade de Jaraguá do Sul, SC, Brasil mas toda informação colocada aqui cremos que será útil para o país todo pois o mesmo padece profundamente de um a polícia séria neste sentido.
Esta é uma iniciativa voluntária de pessoas que estão seriamente preocupadas com o alto índice de acidentes e traumatismos causados pela má condição das calçadas e pela segregação que esta situação coloca portadores de necessidades especiais como deficientes físicos e visuais etc.
Gostaríamos que todos cidadãos dirigissem sua atenção com um olhar carinhoso para o entorno imediato de seus lares, locais de trabalho e de seus investimentos, tomando ações no sentido de achar a melhor solução para todos.
Muitas vezes estamos esperando pela sonhada reforma da casa ou a construção do imóvel para fazer isso, mas enquanto isto não acontece podemos tomar simples ações como, pelo menos, remover as lajotas soltas das calçadas, entulhos, preencher buracos, dando assim o mínimo de condições de trânsito para todos.
Se cada cidadão cuidar de sua propriedade e zelar por ela, juntos deixaremos nossas cidades um lugar melhor para todos viverem.
Pense na sua calçada como uma continuação da sua casa! Pense que você é responsável pelo que pode acontecer aos outros pela sua negligência.
Ouse conosco esta ideia e comece hoje mesmo a fazer seu mundo melhor!
Poderemos receber notificações no email: calcadajaragua@gmail.com
Também estamos no facebook:
https://www.facebook.com/pages/JARAGUÁ-CALÇADA-LEGAL/178349535554699?ref=hl

EDUCAÇÃO EM CALÇADAS PÚBLICAS

Minha foto
VAMOS FAZER CALÇADAS SEGURAS, AGRADÁVEIS, DURÁVEIS E INCLUSIVAS PARA TODOS? VAMOS FAZER A NOSSA CALÇADA UMA CALÇADA LEGAL?

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

FELIZ 2015 COM MUITA CALÇADA LEGAL PARA TODOS! BOAS FÉRIAS!


REFLEXÕES SOBRE OS SERVIÇOS URBANOS NA CIDADE, SEU PLANEJAMENTO DE USO, EXECUÇÃO DE SERVIÇOS PELOS USUÁRIOS, HIERARQUIZAÇÃO DE PRÁTICAS E MELHORIAS NO SISTEMA.

Este ano também o grupo técnico do projeto Calçada Legal deixou uma cópia com a prefeitura e todos os membros do COMCIDADE de um documento que expressa nossa grande preocupação na sincroniza dos serviços das prestadoras de serviços da cidade e dos distribuidores de serviços urbanos, visando um maior entrosamento entre eles, planejamento de suas ações em parceria e não independentemente, garantindo assim a qualidade e busca de soluções conjuntas. O que observamos é que existe uma independência muito grande em alguns setores que não planejam ações conjuntas ou hierarquizadas. Um exemplo disso é um asfaltamento novo feito hoje e em dois meses seguintes a abertura do mesmo para passagem de tubulações tanto de água, como esgoto ou gás. Vejam o documento anexo e nossas considerações.

http://www.scribd.com/doc/189713047/REFLEXOES-DE-USO-DAS-CALCADAS



terça-feira, 30 de dezembro de 2014

MAIS UM ANO NO TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO E APOIO À MELHORIA DAS CALÇADAS E QUESTÕES POLÊMICAS

Pedimos desculpas aos nossos seguidores aqui mas ultimamente notamos que existe muito mais troca de informações e facilidade de interação no facebook.
Temos atualizado constantemente nossos amigos do Projeto Calçada Legal lá com publicações que achamos importantes para para todos cidadãos.
Nos acompanhem lá:

https://www.facebook.com/pages/JARAGUÁ-CALÇADA-LEGAL/178349535554699



Como publicamos anteriormente, nossa grande ação deste ano foi com a COMISSÃO DE CALÇADAS DE JARAGUÁ DO SUL que passou muitas horas em infindáveis considerações de artigos e parágrafos com A EQUIPE DA PREFEITURA MUNICIPAL na elaboração da nova lei que detalhará mais o uso das calçadas na cidade, OBSERVANDO SEMPRE AS NORMAS INTERNACIONAIS E NACIONAIS DE SEGURANÇA QUE REGEM A QUESTÃO. Pode não parecer aos olhos de quem só vê um papel, ou uma tela de computador; mas foram MUITAS REUNIÕES E TROCAS DE EMAIL entre todos. Esta comissão é formada por representantes de vários segmentos da cidade que inclui dentro do órgão representado, apoiadores do nosso projeto. Fica aqui nosso agradecimento especial à todas estas PESSOAS VOLUNTÁRIAS e aos TÉCNICOS DA PREFEITURA que dedicaram tanto do seu tempo pessoal neste ano, apoiando esta importante causa trazendo as opiniões das entidades que representam. NOSSO MUITO OBRIGADO!

Numa primeira instância o projeto de lei vislumbrava a EXECUÇÃO DAS CALÇADAS PELA PREFEITURA, mas isto foi questionado na procuradoria jurídica do município que juntamente com o poder administrativo PREFERIU MANTER A RESPONSABILIDADE AO CIDADÃO.

O projeto FOI APROVADO POR UNANIMIDADE no COMCIDADE mas, um artigo do projeto desta lei foi QUESTIONADO em audiência pública movida pelos lojistas que preferiam A NÃO EXISTÊNCIA DA MURETA LIMITADORA entre o passeio e a área de estacionamento de seus estabelecimentos; o que os favorecia com o rebaixamento total de guias ampliando suas área de estacionamento. A LEI EXISTENTE na cidade que regula estes espaços é baseada em normas federais e internacionais mas NUNCA FOI FISCALIZADA na cidade e seu detalhamento pensando nas diferentes situações especiais também não. Muitos proprietários de áreas comerciais se acostumaram com a prática incorreta do rebaixamento total de guias das calçadas e já planejavam esta ação nas suas construções, executando num primeiro momento seus estacionamentos e calçadas conforme a lei exigia, mas com o mínimo de áreas solicitadas de estacionamento e os modificavam depois, após a obtenção do alvará de licença. Esta prática os favorecia em ter uma maior taxa de ocupação construída no solo e ampliava sua área de estacionamento outrora aprovada em projeto. Mas esta ação só beneficia o proprietário e tem várias implicações legais no uso dos espaços urbanos pois acaba tornando privatizado todo o estacionamento de rua e acaba com a área de segura do pedestre e deteriora rapidamente os pisos da calçada. Também esta ação limita a área para sinalização urbana, postes, arborização, pontos de ônibus, etc. Quando a prefeitura passou a exigir o cumprimento da lei outrora existente com uma "mureta limitadora" do espaço do carro e do pedestre, muitos não gostaram. O assunto VOLTOU ao conselho e ao COMCIDADE que buscou uma forma de amenizar o efeito mureta mostrando várias outras soluções legais para o impasse, buscando soluções conjuntas ALTERNATIVAS em áreas mais problemáticas consolidadas na cidade com SOLUÇÕES LEGAIS. Portanto o projeto da nova lei ainda não está aprovado e deve ser apresentado à Câmara de Vereadores no início de 2015. A proposta foi NOVAMENTE APROVADA POR UNANIMIDADE no CONSELHO municipal com suas alterações legais inclusive pelos representantes do CDL e ACIJS.
AGUARDAMOS ansiosos pela APROVAÇÃO dela na CÂMARA e por um PROJETO URBANO feito pelo departamento de urbanismo da cidade com REDESENHO DAS CALÇADAS PROBLEMÁTICAS.
Queremos que este amplo projeto de ruas ORGANIZE A CIDADE e que traga as soluções para casos especiais com problemas; soluções para o LIXO dos lojistas e de muitos estabelecimentos industriais que ainda o deixam alojado nas calçadas da cidade e as lixeiras residenciais em não em conformidade na cidade. Esperamos por soluções para as ESCOLHAS corretas de espécies e PLANTIO CORRETO DE ÁRVORES, soluções para os GRANDES POSTES que ocupam o lugar do pedestre na calçada e as calçadas ESTREITAS que não tem o mínimo espaço de circulação necessária de pessoas. Também aguardamos soluções para a QUALIDADE DOS PISOS que comprometem a durabilidade e segurança de todos os usuários de calçadas na cidade.
Queremos AGRADECER à todos os cidadãos que tem ENTENDIDO a causa e MOVIDO AÇÕES de melhorias e se empenhado em buscar soluções coletivas de qualidade QUE CONTEMPLAM TODOS.
Vemos que muito já melhorou nestes 3 ANOS E NOVE MESES de campanha e isto é o que nos incentiva a continuar a conscientizar os cidadãos da necessidade de mover estas ações para termos uma cidade mais humana com ruas e calçadas seguras e legais. Tenham todos um MARAVILHOSO 2015!