BEM VINDO AO PASSEIO PÚBLICO DE JARAGUÁ DO SUL

Este blog foi criado para servir de instrumento de troca de informações e educação para as pessoas que buscam melhorar as condições do seu passeio público tornando-o mais agradável, transitável, seguro e inclusivo para todos.
Foi criado para a cidade de Jaraguá do Sul, SC, Brasil mas toda informação colocada aqui cremos que será útil para o país todo pois o mesmo padece profundamente de um a polícia séria neste sentido.
Esta é uma iniciativa voluntária de pessoas que estão seriamente preocupadas com o alto índice de acidentes e traumatismos causados pela má condição das calçadas e pela segregação que esta situação coloca portadores de necessidades especiais como deficientes físicos e visuais etc.
Gostaríamos que todos cidadãos dirigissem sua atenção com um olhar carinhoso para o entorno imediato de seus lares, locais de trabalho e de seus investimentos, tomando ações no sentido de achar a melhor solução para todos.
Muitas vezes estamos esperando pela sonhada reforma da casa ou a construção do imóvel para fazer isso, mas enquanto isto não acontece podemos tomar simples ações como, pelo menos, remover as lajotas soltas das calçadas, entulhos, preencher buracos, dando assim o mínimo de condições de trânsito para todos.
Se cada cidadão cuidar de sua propriedade e zelar por ela, juntos deixaremos nossas cidades um lugar melhor para todos viverem.
Pense na sua calçada como uma continuação da sua casa! Pense que você é responsável pelo que pode acontecer aos outros pela sua negligência.
Ouse conosco esta ideia e comece hoje mesmo a fazer seu mundo melhor!
Poderemos receber notificações no email: calcadajaragua@gmail.com
Também estamos no facebook:
https://www.facebook.com/pages/JARAGUÁ-CALÇADA-LEGAL/178349535554699?ref=hl

EDUCAÇÃO EM CALÇADAS PÚBLICAS

Minha foto
VAMOS FAZER CALÇADAS SEGURAS, AGRADÁVEIS, DURÁVEIS E INCLUSIVAS PARA TODOS? VAMOS FAZER A NOSSA CALÇADA UMA CALÇADA LEGAL?

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

PARA PENSAR SERIAMENTE...

Uma página muito legal no facebook falando muito sobre árvores com desenhos muito criativos.
https://www.facebook.com/arvoresertecnologico/photos/a.501991869943424.1073741828.501466783329266/653202428155700/?type=3&theater



https://www.facebook.com/arvoresertecnologico/photos/a.501991869943424.1073741828.501466783329266/655027244639885/?type=3&theater

PARA QUEM GOSTA DE PLANTAR ÁRVOES EM TUBOS...

Não precisa ser especialista para deduzir como a falta de espaço para a árvore desenvolver sua sustentação articular afeta sua estrutura; sem contar a dificuldade dela de absorver os nutrientes do solo e da superfície. Resultado: árvores fracas e doentes. Imagens do último vendaval que varreu a cidade de  Jaraguá do Sul.





SUA ÁRVORE ESTÁ ASSIM???

ESTA ÁRVORE ESTÁ DOENTE!
Ela está morrendo de sede! Ela não tem espaço para se alimentar! Árvores precisam de espaço para absorver água da superfície melo menos 1,00m2 de área. Quanto mais melhor! Não recomendamos plantar árvores em calçadas com menos de 2,00m de largura por esta razão e por ela não ter espaço suficiente parra expandir seu volume de galhos e vegetação muito menos em tubos!





ÁRVORE URBANA


                     ESPERANDO POR UMA SÉRIA POLÍTICA URBANA PARA ELAS.

 Um assunto sério que poucos tem dado a atenção devida ao assunto e poucos se empenham na produção dela, no plantio e cuidado correto dela. 
Um grande negócio a ser desenvolvido no Brasil com espécies especialmente desenvolvidas para as cidades levando em consideração espécies nativas e o clima. Observem nos exemplos abaixo a forma da galhada bem definida em altura que não incomoda quem passa e o tronco ereto. Não é recomendado plantar árvores em tubos pois isso dificulta a fixação dela no solo e a absorção dos nutrientes que precisa para crescer saudável.
Árvores urbanas mais do que qualquer outro lugar precisam primar por alguns aspectos essenciais para servirem bem às suas funções ornamentais e de sombreamento.
Muitos países desenvolvem espécies adequadas com o clima adaptadas e cruzadas com outras para atingir alguns aspectos que consideram essenciais.
Estes aspectos estão atrelados às seguintes necessidades urbanas:

-Porte não muito grande para serem facilmente adaptadas para calçadas menores com seu volume superior de porte médio e preferencialmente de forma oval.
-Raízes preferencialmente pivotantes.
-Intensa floração.
-Inexistência de frutos ou muito pequenos.
-Definição de galhada ascendente acima de certa altura, não começando da base impedindo assim que se projete sobre as pessoas.
-Resistência de galhos aos ventos.
-Tronco ereto e uniforme.
-Precisam de espaço em redor do seu tronco no solo que são plantadas livres de revestimento para sua absorção de água.
-Não gostam de ser plantadas em tubos.

Bom observar que as espécies devem ser selecionadas com estas características e plantadas com porte entre 2,00m de altura e 3,00m para ter sua configuração de galhada e tronco já definidos e sem correr o risco de deformação.
Outra coisa errada que vemos com o plantio de árvores urbanas é o pequeno espaço deixado para elas na calçada para se alimentarem de água na superfície. Quanto mais melhor. Depende do clima de cada local mas deveria se pensar em algo aproximado à 1m2 para nossa região.
Árvores não gostam de ser plantadas em tubos. Elas precisam de espaços para expandir suas raízes para lhes dar suporte e sustentação adequada e captar os nutrientes do solo.Árvores sob estas condições adoecem e até mesmo caem facilmente com chuvas fortes e ventos.
É muito importante colocar certos minerais e insumos na cava no berço do seu plantio e suportá-las com tutores.

Árvores são espécies vivas que para sobreviverem fortes e saudáveis precisam de cuidados.



4 ANOS DO PROJETO CALÇADA LEGAL EM JARAGUÁ DO SUL




Apresentamos ao prefeito Dieter Janssen um resumo das nossas ações feitas até aqui e enfatizamos aspectos que o município precisa ainda evoluir e se empenhar para atingir o objetivo que almejamos para termos calçadas seguras, eficientes, duráveis, de qualidade e acessibilidade para todos. Vejam no link nossa história, ações e propostas:
https://www.scribd.com/…/4-anos-de-Acoes-do-Projeto-Calcada…











COMO FAZER PAVIMENTO INTERTRAVADO PASSO-Á-PASSO ABCP

ABCP - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTOS PORTLAND

                                                                          
A associação Brasileira de Cimentos Portland foi outra patrocinadora do nosso evento.
A empresa qualifica, certifica e administra cursos, palestras e dá treinamento no país todo. Vários tutoriais de como fazer calçadas podem ser acessados pela sua página http://www.abcp.org.br
Os interessados em treinamentos podem contatar a associação que administra cursos gratuitos.

NOVIDADES NO MERCADO

                                      
A empresa Maski de Blumenau empresa certificada em pisos e artefatos de concreto foi uma das palestrantes e patrocinadoras do nosso seminário. A Aline, uma das proprietárias da empresa, nos apresentou o seu mais recente lançamento em "PISO DRENANTE". Este piso é uma ótima solução para áreas onde precisamos de permeabilidade e vem contribuir em muito para aumentar a drenagem e absorção de águas pluviais. Para quem quiser saber mais este é o site da empresa: http://www.maski.com.br


MUITÍSSIMO AGRADECIDOS!

                                        
O projeto Calçada legal agradece de coração a participação voluntária de todos os palestrantes do seminário realizado no pequeno teatro da SCAR e a generosidade do conselho administrativo desta entidade em nos ceder este aconchegante espaço e toda a sua estrutura para o importante evento de aprendizados que visou qualificar as pessoas da área nos conhecimentos de execução de calçadas, visando a melhoria de qualidade das futuras calçadas da cidade. Agradecidos por todos que uniram esforços para favorecer este acontecimento e todos os participantes que enriqueceram o evento com sua presença, suas perguntas e observações. Foi um dia de grande aprendizados.