Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2016

AGUARDANDO PRONUNCIAMENTO DA ABNT

Em dezembro do ano passado, há quase 4 meses atrás, encaminhamos um questionamento para a ABNT pedindo se o rebaixe da guia nas esquinas ainda seria legal para uso no Brasil uma vez que a nova norma publicada em setembro do ano passado não faz menção às esquinas ( o que a antiga fazia conforme desenho preto e branco anexo). Ainda estamos aguardando o parecer do órgão regulador.
Vemos esta uma das melhores saídas para as calçadas estreitas que temos nas cidades por várias razões:
1. Econômica.
2. Facilita a visibilidade de cruzamentos de carros sem ter que ficar estacionado sobre a faixa do pedestre principalmente quando não há semáforos.
3. Vários países de primeiro mundo usam.
4. Fica algo mais limpo, fácil de executar, com rampas mais suaves, principalmente para o caso de calçadas estreitas.






ACESSIBILIDADE DE ESQUINAS

A prefeitura da cidade de Spokane nos EUA WA está aos poucos acertando as calçadas nos bairros que não possuem acessibilidade (podes-se observar pela diferença de cor no cimento do velho e do novo). Dependendo do contexto e largura da calçada, ela é acertada. Na maior parte delas, apenas uma rampa nas esquinas é feita. O interessante disso é que o custo é menor, amplia o espaço e facilita a visibilidade dos carros que podem se chegar mais perto do final da calçada sem estacionar sobre a faixa do pedestre.