BEM VINDO AO PASSEIO PÚBLICO DE JARAGUÁ DO SUL

Este blog foi criado para servir de instrumento de troca de informações e educação para as pessoas que buscam melhorar as condições do seu passeio público tornando-o mais agradável, transitável, seguro e inclusivo para todos.
Foi criado para a cidade de Jaraguá do Sul, SC, Brasil mas toda informação colocada aqui cremos que será útil para o país todo pois o mesmo padece profundamente de um a polícia séria neste sentido.
Esta é uma iniciativa voluntária de pessoas que estão seriamente preocupadas com o alto índice de acidentes e traumatismos causados pela má condição das calçadas e pela segregação que esta situação coloca portadores de necessidades especiais como deficientes físicos e visuais etc.
Gostaríamos que todos cidadãos dirigissem sua atenção com um olhar carinhoso para o entorno imediato de seus lares, locais de trabalho e de seus investimentos, tomando ações no sentido de achar a melhor solução para todos.
Muitas vezes estamos esperando pela sonhada reforma da casa ou a construção do imóvel para fazer isso, mas enquanto isto não acontece podemos tomar simples ações como, pelo menos, remover as lajotas soltas das calçadas, entulhos, preencher buracos, dando assim o mínimo de condições de trânsito para todos.
Se cada cidadão cuidar de sua propriedade e zelar por ela, juntos deixaremos nossas cidades um lugar melhor para todos viverem.
Pense na sua calçada como uma continuação da sua casa! Pense que você é responsável pelo que pode acontecer aos outros pela sua negligência.
Ouse conosco esta ideia e comece hoje mesmo a fazer seu mundo melhor!
Poderemos receber notificações no email: calcadajaragua@gmail.com
Também estamos no facebook:
https://www.facebook.com/pages/JARAGUÁ-CALÇADA-LEGAL/178349535554699?ref=hl

EDUCAÇÃO EM CALÇADAS PÚBLICAS

Minha foto
VAMOS FAZER CALÇADAS SEGURAS, AGRADÁVEIS, DURÁVEIS E INCLUSIVAS PARA TODOS? VAMOS FAZER A NOSSA CALÇADA UMA CALÇADA LEGAL?

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

FAZER CALÇADA LEGAL, DICAS:


1. A faixa de serviço que é onde se tem equipamento urbano, árvores, postes, placas de sinalização; pode e sugerimos ter gramado nos bairros para ajudar na absorção de águas pluviais da cidade, uma vez que cada vez mais a cidade está sendo impermeabilizada por pavimentação e assim sobrecarregando os rios nas chuvas. Também isto ajuda na nutrição das árvores que crescerão saudáveis dando uma bela sombra para o verão. Esta faixa deve ter 70 cm no mínimo recomendado pela ABNT. A faixa de pedestre que é o lugar onde se anda deve ter pelo menos 120 cm livre de qualquer obstáculo. No centro das cidade e nos locais onde tem muito movimento de pessoas, não se recomenda o uso da faixa verde, somente em torno da árvore e seria interessante ter um retângulo de 1,5mX 0,70m já que nossas calcadas são estreitas e não comportam um quadrado de 1,20 X 1,20m. Também esta situação só pode se aplicar para calçadas que tenham 2,00m de largura ou mais. 
2. Os pisos devem ser homogêneos sem saliências ou depressões, com declividade máxima de 3% para a rua.
3. Lixeiras todas devem estar inseridas dentro do limite predial do proprietário não podendo ter gavetas ou portinholas se projetando para a calçada. 
4. Os galhos das árvores devem sempre estar acima de 2,10 m para não se projetarem sobre as pessoas. Também nenhuma vegetação baixa deve se desenvolver sobre a calçada se projetando sobre o passeio. Muitas pessoas fazem isso com o intuito de decorar e só atrapalha.
5. Procure usar pisos certificados pela ABCP (Associção Brasileira de Cimentos Portland) eles podem ser um pouco mais caros mais durarão muito mais e resistirão muito ao impactos. Se sua calçada ficar em local sujeito a inundação, cole os blocos no chão com base de concreto ou use o cimento alisado vassourado ou a placa de cimento. Também se ela estiver em área onde as pessoas passam pouco em terrenos mais isolados ou baldios, para que a erva daninha não cresça entre os blocos. 
6. Consulte sempre a prefeitura antes de fazer sua calçada pois ela terá informações importantes para lhe dar e o ajudará a resolver problemas técnicos e de difícil solução; existem profissionais nela se empenhando para ajudar trabalhando na nova lei e fazendo seu detalhamento.
7. Não brinque ou decore sua calçada com os piso tátil de alerta ou direcional para deficientes visuais. Consulte a prefeitura para o uso deles. Em calçadas menores que 3,00m não recomendamos o uso do piso tátil direcional para deficientes visuais ( o das listras ), pois se torna um obstáculo na calçada e ninguém consegue andar e rolar sobre ele. Ele deve ser usado em grandes espaços de circulação pública como calçadões, shopping centers etc. O piso tátil de alerta (o das bolinhas) usado em Jaraguá do Sul no final das calçadas para alertar o deficiente visual que ali tem o meio-fio, poste etc; não é recomendado pela ABNT e portanto a nova lei deverá suprimir a exigência dele. Então novamente pergunte a prefeitura onde você deverá usá-lo se precisar.



segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

DIFÍCIL CIRCULAR NESTAS CONDIÇÕES...

O irônico é que a placa pede para se respeitar o pedestre advertindo que os infratores podem ser multados pois é área escolar.


COISAS QUE MUITOS FAZEM SEM PENSAR MUITO E QUE SE TORNA UM GRANDE OBSTÁCULO PARA A CIRCULAÇÃO DAS PESSOAS.

Muitos proprietários no intuito de embelezar sua propriedade plantam árvores ornamentais ou arbustos de grande volume exatamente no meio da calçada. Companhias elétricas precisam estudar muito bem onde colocar seus gigantescos postes junto com o departamento urbano do município para nunca estejam locados em calçadas que não tenham largura suficiente para isso. A segurança do pedestre dever vir sempre em primeiro lugar. Jaraguá aguarda por soluções para este erros do passado. Qualquer calçada  deve prever por lei um mínimo de passagem livre entre obstáculos de 1,20m e se assim não for possível, pelo menos 0,90cm para a passagem de uma cadeira de rodas.