BEM VINDO AO PASSEIO PÚBLICO DE JARAGUÁ DO SUL

Este blog foi criado para servir de instrumento de troca de informações e educação para as pessoas que buscam melhorar as condições do seu passeio público tornando-o mais agradável, transitável, seguro e inclusivo para todos.
Foi criado para a cidade de Jaraguá do Sul, SC, Brasil mas toda informação colocada aqui cremos que será útil para o país todo pois o mesmo padece profundamente de um a polícia séria neste sentido.
Esta é uma iniciativa voluntária de pessoas que estão seriamente preocupadas com o alto índice de acidentes e traumatismos causados pela má condição das calçadas e pela segregação que esta situação coloca portadores de necessidades especiais como deficientes físicos e visuais etc.
Gostaríamos que todos cidadãos dirigissem sua atenção com um olhar carinhoso para o entorno imediato de seus lares, locais de trabalho e de seus investimentos, tomando ações no sentido de achar a melhor solução para todos.
Muitas vezes estamos esperando pela sonhada reforma da casa ou a construção do imóvel para fazer isso, mas enquanto isto não acontece podemos tomar simples ações como, pelo menos, remover as lajotas soltas das calçadas, entulhos, preencher buracos, dando assim o mínimo de condições de trânsito para todos.
Se cada cidadão cuidar de sua propriedade e zelar por ela, juntos deixaremos nossas cidades um lugar melhor para todos viverem.
Pense na sua calçada como uma continuação da sua casa! Pense que você é responsável pelo que pode acontecer aos outros pela sua negligência.
Ouse conosco esta ideia e comece hoje mesmo a fazer seu mundo melhor!
Poderemos receber notificações no email: calcadajaragua@gmail.com
Também estamos no facebook:
https://www.facebook.com/pages/JARAGUÁ-CALÇADA-LEGAL/178349535554699?ref=hl

EDUCAÇÃO EM CALÇADAS PÚBLICAS

Minha foto
VAMOS FAZER CALÇADAS SEGURAS, AGRADÁVEIS, DURÁVEIS E INCLUSIVAS PARA TODOS? VAMOS FAZER A NOSSA CALÇADA UMA CALÇADA LEGAL?

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

NOS VISITE TAMBÉM NO FACEBOOK

https://www.facebook.com/Calçada-LEGAL-178349535554699/

A CALÇADA QUE PODE SER PRAÇA E AJUDAR A COMPENSAR A FALTA DE VERDE NA SUA CIDADE.


Cada vez mais planejadores urbanos tem feito bom uso da faixa de serviço das ruas e as deixando bem marcadas no desenho urbano com bom paisagismo. Bom ver o benefício duplo disso: coletar águas das chuvas ajudando assim no equilíbrio da não impermeabilização total do solo e a sobrecarga dos rios na época das chuvas, criando assim um espaço prazeroso aos cidadãos, um pequeno jardim urbano. Esta marcação também facilita a vida do deficiente visual que tem bem definida as diferentes texturas do passeio e do jardim para o conduzir. Pense nisso para seu bairro sua rua, leve o assunto para a reunião de núcleo de moradores que você participa e juntamente com o departamento urbano da sua cidade você pode modificar para muito melhor o espaço onde vive.

















QUALIDADE DE VIDA URBANA

Menos carros com velocidades nas ruas e mais segurança e conforto para os pedestres.
Cada vez mais o planejamento urbano e paisagístico das cidades tem focado no ser humano. Melhores políticas e soluções de movimentação das massas com transporte público de qualidade é a regra no mundo. Cada vez as ruas serão modificadas em favor do pedestre com passeios públicos amplos e arborizados. O comércio de grandes volumes se destinará a lugares específicos para isso com seus respectivos espaços de estacionamento. Se seu negócio depender disso pense com seriedade antes de escolher o local pois com certeza muito breve a rua poderá não guardar mais seu carro ou do o do seu cliente.



TER ESPAÇO ADEQUADO PARA PLANTAR ÁRVORES

Porque é Natal e a paisagem com neve combina...
Nos EUA existe um padrão de calçada para o país inteiro com pequenas variações. A faixa de serviço que é onde ficam árvores, equipamento urbano e placas de sinalização, é geralmente sempre bem marcado. Nos bairros: 4 pés o equivalente à 1,20 metros para faixa de mobilidade e no mínimo o mesmo para a faixa de árvores. Mas, o ideal recomendado é mais do que isto como o desenho abaixo. Por motivos de mais drenagem do solo e absorção de águas das chuvas tem se incentivado e mudado o traçado urbano para aumentar estes espaços não impermeabilizados por calçadas e vias. 
Vejam que árvores sadias de grande porte exigem espaço de base para suporte da mesma e sua alimentação. Quer sombra na sua rua e não tem lugar na calçada? Plante a árvore no seu lote!





SENSIBILIDADE É TUDO!


Falando mais um pouco de árvores...
Podemos conviver até com meia árvore numa calçada, com fiação, árvores que dão frutos, etc... Quando se tem boa vontade e pessoas que fazem seu trabalho de cuidado com profissionalismo e paixão. Como planejadores urbanos precisamos estar atentos à especificar o que menos incomoda, o que é tecnicamente mais correto e gere menos custos de manutenção. A prefeitura de Los Angeles teve um custo altíssimo de indenizações porcalçadas rompidas recentemente e iniciou um grande trabalho de tratamento com especialistas para a recuperação e até substituição de árvores antigas, inclusive fazendo acertos cirúrgicos de raízes. Isto trouxe uma economia enorme para os cofres públicos. Calçada é igual buraco de rua. Se pegar um bom advogado, pode dar bastante trabalho. Vejam este exemplo de São Francisco: É meia árvore, mas podada e mantida com carinho. Chamo atenção do proprietário deste imóvel que inclusive plantou uma hera junto ao prédio, para humanizar mais o caminho das pessoas. Sensibilidade é tudo!




VERÃO CHEGANDO E SUA FALTA SENDO SENTIDA...


O projeto voluntário Calçada Legal há cinco anos tenta conscientizar a população e principalmente o poder público a melhorar a qualidade urbana de nossas calçadas e do meio ambiente. É de responsabilidade total do poder público a organização deste setor e à educação da população para isso.
Temos tentado mostrar ao longo de muitas postagens o que funciona e o que não funciona numa calçada, compartilhando exemplos do mundo à fora e textos de vários analistas no assunto.
Sem sombra de dúvida praticamente todos gostam de árvores nas calçadas, mas realmente não é um assunto tão simples para se resolver quando tantas condicionantes estão envolvidas no meio urbano.
Muitas árvores existentes hoje provavelmente terão que ser substituídas ou até eliminadas em calçadas existentes por razões como: Largura insuficiente de calçada para a árvore se desenvolver, a árvore existente hoje está doente, fraca, é baixa ou arbustiva e bloqueia a passagem livre das pessoas, a árvore é de porte muito grande para a calçada existente ou de raízes invasivas como o caso das figueiras que tantas cidades insistiram em plantar e romperam o piso de muitas calçadas e por aí vai...
O grande fato é que na maioria das cidades brasileiras os proprietários dos imóveis em geral estão plantando o que acham que é bom ou gostam e eliminando o que não gostam também.
Para um paisagismo urbano de qualidade, com padrões de cores de florada, folhagem, tipo para algumas ruas; isto pode requerer a criação de mais espaços em calçadas para o plantio delas, ou diferentes soluções nas ruas para isso, principalmente nas zonas centrais da cidade onde pedestres caminham muito por causa do comércio. É fundamental um projeto urbanístico da prefeitura para isto.
Temos visto muitas pessoas bem intencionadas plantando árvores por seu carinho à elas e ao meio ambiente, mas muitas vezes sem conhecimento de base, de espécies, de como plantar, sem ampla percepção do contexto que ela está inserida e assim acabam vezes acabam atrapalhando mais que contribuindo.
Que nossos novos prefeitos possam dar uma atenção especial para este importante assunto e fazer das calçadas do futuro um lugar seguro, arborizando sempre que possível, dando instruções de qualidade à população, dando um novo traçado urbano para as áreas que precisam e educando os responsáveis à fazer calçadas que possam durar e funcionar com facilidade de manutenção e vida longa.
Por um 2017 mais efetivo! Continuamos aguardando as novas leis...

https://www.facebook.com/arvoresertecnologico/photos/a.501991869943424.1073741828.501466783329266/843623282446946/?type=3&theater

ARTE NAS TRAVESSIAS

Seria esta uma forma de chamar mais a atenção dos motoristas para o pedestre ou de distraí-lo mais?





MUITO CUIDADO AO ESCOLHER UMA åERVORE PARA PLANTAR


Um belo post destas árvores foi encaminhado para nós por nossos seguidores com carinho.  http://www.ubajaranoticias.com.br/2016/10/27/31-arvores-que-voce-pode-plantar-em-sua-calcada-produzem-frutos-sombras-e-flores-nao-destroem-calcadas-e-nem-danificam-a-rede-eletrica-rua-de-caxambu-mg-com-tons-diferentes-de-quaresmeiras-e-outras/
Agradecemos a atenção e a lembrança mas precisamos acrescentar algo:
Estas são belas árvores facilmente adaptáveis ao nosso clima mas nem todas possuem as condições que uma árvore urbana requer. Podem ficar lindas em parques na forma que estão, mas melhores se forem tratadas previamente para o uso que se destinam. A melhor árvore urbana é a previamente preparada para a rua. Na maior parte dos países desenvolvidos elas são cruzadas com outras espécies e tem seu crescimento monitorado com corte de galhos para atingir a forma ideal. A melhor árvore urbana precisa ter tronco ereto, folhagem superior de forma ovóide vertical, não muito grande, de raiz pivotante, de galhos resistentes ao vento, preferencialmente sem frutos para não sujar a calçada e a pintura dos carros que estacionam em baixo delas; sua galhada deve ser ascendente e nunca deve se projetar na passagem das pessoa abaixo de 2,10m. 
Hortos, floriculturas, precisamos de sua tecnologia para isso! O Brasil precisa de um trabalho sério urbano para suas árvores! Valeu a dica! Cuidando destes detalhes elas são bem-vindas! Muito agradecidos. Pensem nos exemplos abaixo:



Esta espécie é de pequeno porte e geralmente seus galhos se projetam sobre as pessoas.


Espécies que que abre demasiadamente a copa e bifurcam os galhos muito na raiz não servem para calçadas, os edifícios e os veículos da rua também podem maltratar ela.





PLANEJAR SEMPRE


Muitas cidades onde as pessoas circulam bastante à noite nos comércios e restaurantes já deixam o ponto elétrico para iluminação na árvore o que também serve para decorações Natalinas especiais.


 

CONFORTO AO PEDESTRE

Quando a faixa de serviços da rua tem boa largura e se cria confortáveis espaços de descanso para os pedestres na calçada da rua.


CRUZAMENTO DE PEDESTRES MULTIDIRECIONAL.

INTERESSANTE PARA CENTROS URBANOS MOVIMENTADOS.
O sinal abre para o pedestre que pode cruzar a rua em vários sentidos.










MAISALGUMAS VARIEDADES EM ESQUINAS

Mais e mais temos percebido no mundo o rebaixamento quase total do quarto de círculo das esquinas para pedestres. A preferência pelo concreto usinado é praticamente regra em países como o Canadá e os EUA pela sua durabilidade homogeneidade. Seguem alguns exemplos recentemente fotografados no Canadá.







FLORES, UM CARINHO PARA OS CIDADÃOS.

O poste de luz bem colocado na faixa de serviço da calçada já com sistema de irrigação embutido faz a vida no centro de Spokane WA, no verão Norte Americano bem mais colorida. Interessante notar espaços particulares abertos ao público com bancos para os cidadãos usarem no recuo da edificação do alinhamento predial inclusive com pergolado coberto com vidro para proteção do usuário.





VIAS DE VEÍCULOS NOS EUA.


O serviço precisa ser de boa qualidade para durar bem 20 anos; se a empresa contratada não primar por ela, precisa fazer novamente sem custos para o município. Todo o asfalto velho é removido e tudo é refeito. Desta forma calçada e rua sempre tem seus leitos devidamente nivelados com a diferença de um degrau para a calçada. Já se aproveita para trabalhar a infraestrutura antes e se fazer os melhoramentos necessários nas calçadas.


SEMPRE DE OLHO EM FORMAS DIFERENTES DE SE FAZER AS COISAS.

    Fotos de Huston Texas USA.