Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

CAL NO TRONCO DA ÁRVORE FAZ BEM?


Por puro desconhecimento ainda tem gente "pintando" o tronco das árvores com a cal. É um costume disseminado há bastante tem em alguns jardins. A adição de cal, que dá a tonalidade branca aos troncos, é usada para combater a proliferação de fungos. O óxido de cálcio é uma substância alcalina e corrói a parte externa da árvore. Não se sabe quem começou com essa idéia e nem quando. Talvez no intuito de passar uma aparência de higiene, sofisticação e evitar possíveis pragas. O problema é que, junto com as pragas e fungos, ele mata microorganismos essenciais para a planta, como os liquens. A cal destrói todo o ecossistema do tronco,
A idéia de se usar cal e pintar os troncos das árvores surgiu porque antigamente, na fruticultura, aplicavam esta substância, misturada a outras, como insetos e fungos. No entanto, já está provado que a simples pintura com cal não traz nenhum benefício e não tem ação nenhuma. Inclusive, não deve ser aplicada nem com função decorativa. Isso porque as sucessivas pinturas, umas sobre as outras, acabam causando o ressecamento e descascamento do tronco.
https://plantandovida.wordpress.com/…/pintar-o-tronco-das-…/
http://plantasonya.blogspot.com/…/cal-no-tronco-protege-pla…


quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

CALÇADA DE CONCRETO


Muito usadas mundo à fora por sua facilidade de execução, durabilidade, baixo custo, alta resistência aos impactos e homogeneidade de acabamento, sendo a preferida das mães com carrinhos de bebês e dos dependentes físicos que usam cadeiras ou andadores para sua locomoção.
Selecionamos aqui um passo-à-passo bem simples de como fazê-las que foi muito bem colocado pela empresa QUIKRETE neste vídeo instrutivo em inglês. Confiram:
https://www.quikrete.com/a…/video-pouring-concrete-slabs.asp
INSTRUÇÕES DE PROJETO:
Quando se trabalha com produtos à base de cimento, use sempre óculos de proteção e luvas impermeáveis.
Etapa 1
Antes de colocar as formas de concreto:
Construa as formas com madeira de 5 x 10cm ou 5 x 12cm e fixe as mesmas depois no lugar com estacas de madeira e parafusos na plataforma.
Escave a área de laje, à uma profundidade de cerca de 18cm, permitindo 8cm para uma base de cascalho e 10cm para o concreto.
Etapa 2
Verifique os formulários de nível (de 1 à 3% para permitir o escoamento de água da chuva em direção a rua). Cotas de nível do pátio e da calçada devem inclinar uniformemente longe de estruturas.
Etapa 3
Espalhar uniformemente os 8 ou 10cm de cascalho em todos em todos os níveis.
Etapa 4
Compactar a base de cascalho com uma ferramenta de prensa.
DICA: uma base sólida de subsolo ajudará a evitar a erosão e a melhor sedimentação de laje.
Passo 5
Umedeça a base de cascalho usando uma mangueira de jardim para evitar o encolhimento e rachaduras, especialmente em temperaturas quentes.
Passo 6
Despeje a mistura de concreto nas pistas uniformemente deixando o topo dos montes de concretos colocados nelas, cerca de 5 à 7cm acima das formas antes do nivelamento do concreto.
Passo 7
Consolidar e distribuir o concreto uniformemente com uma enxada. A superfície do concreto deve ser relativamente plana e ligeiramente acima do nível das formas.
Passo 8
Espalhe o concreto usando uma barra de madeira de 5 X 10cm movendo ela de trás para frente em um movimento de corte para remover o excesso de concreto e alise a superfície.
Passo 9
Adicione concreto para qualquer nível onde tiver áreas baixas.
Passo 10
Uma vez que o concreto tenha perdido seu brilho, alise a superfície de concreto usando uma desempenadeira de madeira de mão em movimento de arqueamento.
NOTA: use uma vassoura de cerdas dura para criar um acabamento anti-derrapante vassoura (todos os traços de vassoura devem ser feitos na mesma direção).
Passo 11
Corte juntas de dilatação usando um ranhurador de borda reta. Uma laje de 10cm grossa exigirá juntas de no mínimo uma para cada 3,0m em cada direção.
NOTA: as juntas de dilatação devem ser cortadas um mínimo de ¼ da profundidade da laje.
Passo 12
Use uma ferramenta de metal de alisamento para consolidar e moldar as bordas da laje. Várias passagens devem ser feitas em cada direção para um acabamento liso.
Etapa 13
Recém colocado o concreto deve receber água durante um período mínimo de 3 a 5 dias para sua cura com uma névoa fina de água tipo spray.
DICA: A cura de água pode ser eliminada aplicando aditivo acrílico de concreto em spray de cura & selo imediatamente depois de terminar o concreto. Cura & selo acrílica pode ser aplicada com um rolo, pulverizador do jardim ou uma escova.









O MEIO FIO QUE EVITA O CRESCIMENTO DE ERVAS DANINHAS NA JUNÇÃO COM A RUA


Mais e mais vemos no mundo o uso deste meio fio pela sua praticidade e durabilidade. O uso do concreto para o meio-fio é o material mais recomendado pela sua facilidade de modelagem e grande resistência aos impactos, inclusive à ocasional passagem de veículos sobre ele sem o danificar. Recomenda-se sua execução em linha continua no local, com marcadores de dilatação que geralmente são feitos a cada 1,20m ou até 2,00m. Uma boa altura recomendada para o conjunto todo na parte mais alta é algo entre 30cm e 35cm; isto garante sua solidez e estabilidade. Simples de fazer com ferramentas de mão. Algumas empresas usam o peso modelador para dar melhor acabamento.