Páginas

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

BALNEÁRIO CAMBORIÚ SE EMPENHANDO PELA QUALIDADE URBANA.


Compartilhamos aqui algumas imagens enviadas pelo Engenheiro Edson Kratz que com muito entusiasmo se empenha por espaços urbanos de qualidade e pela manutenção de nossas árvores na paisagem da cidade.
Aproveitamos para esclarecer que o piso alerta direcional para deficientes visuais, é recomendado por nós só para calçadas de grande largura e paços públicos pela dificuldade de andar e rolar sobre ele, Recomendamos pelo menos uma área livre de 1,20m para que um pai e uma mãe possam caminhar de mãos dadas com um filho sem ter que pisar sobre eles. Como um deficiente usa sua vara  para se direcionar, ele não andará sobre ele também, só para se orientar. Geralmente o deficiente se guia pela linha do alinhamento predial que aí deveria ter uma marcação quando recuado e não existir. Outra maneira é marcar a linha junto ao limite da faixa de serviço sobrando assim mais espaço livre para circulação. Gostamos muito da separação bem marcada e protegida da faixa das bicicletas da faixa de veículos! Ficou muito bom!











CALÇADAS!


Novo ano começa com pouco otimismo em relação à progressos na forma como usamos nossos passeios públicos, com segurança, qualidade e acessibilidade para todos!
Com a aprovação na Câmara da emenda da lei das calçadas, que altera para 90 % o rebaixe das mesmas em Jaraguá do Sul, só temos que lamentar e dizer que a cidade caminha longe do ideal.
Quando a fiscalização e a lei não é entendida, cria-se situações complexas de resolver como o caso de alguns espaços consolidados por este desrespeito conforme fotos abaixo. Talvez um redesenho e um trabalho conjunto de Planejamento Urbano de Prefeitura e proprietários, possam resolver isso; como o exemplo correto das duas primeira fotos postadas. Para pensar!