Páginas

sábado, 25 de janeiro de 2020

Plantar árvores nas cidades devia ser visto como uma medida de saúde pública, diz cientista


https://www.theuniplanet.com/2017/10/arvores-urbanas-medida-saude-publica-cidades.html?m=1&fbclid=IwAR24fAarOHRxE1uNHtMoM0yWQowc7KdjSXzrLyPgfX97R59W0Qpr0-yUji4#.XiM9ZxOUeg4.facebook



Gestão do meio fio é um dos grandes desafios da mobilidade urbana




https://wribrasil.org.br/pt/blog/2020/01/por-que-gestao-do-meio-fio-e-um-dos-grandes-desafios-da-mobilidade-e-como-resolve-lo?fbclid=IwAR2Hnb69_cDY094Ar2YVK2qcsYIajVR6IOFsCXUPqHMxOlxahlMC9Ky1mqg



Passeios públicos

A pequena cidade de Nakusp, no Canadá também emprega o cimento vassourado nas suas calçadas misto com as placas de cimento ou canteiros verdes para fazer a marcação para o deficiente visual e contribuir com o paisagismo da rua. Vejam que entre o canteiro e a rua é deixada uma faixa menor de piso para que as pessoas possam pisar ao desembarcar do carro. Também o canteiro verde é coberto com cascas de árvores para facilitar a drenagem e manutenção da calçada. Uma calçada ampla asfaltada de pedestres e bicicletas se abre ao grande lago, na limitação da faixa não edificável das propriedades onde a cidade se limita. Este é um conceito trilha para áreas menos adensadas e não urbanas.






RUAS PARQUES, mais...


Da pequena cidade de Rossland, British Columbia no Canadá.
Interessante observar os espaços bem definidos da faixa de serviço da calçada com o uso de cores e materiais de texturas diferenciados. Embora as lajotas cerâmicas não sejam recomendadas no uso de passeios, estas são antiderrapantes. É muito usado placas de cimento trabalhadas com texturas e cores diferentes tipo ladrilho hidráulico. Esta marcação é a guia do deficiente visual. Também uma boa solução para calçadas estreitas onde se avança sobre a área de estacionamento da rua um canteiro ajardinado para incluir o poste que com certeza estava interferindo na faixa do pedestre. Vejam as lixeiras, bancos equipamento urbano, esculturas, todas bem posicionadas na faixa se serviço e extra da rua que libera totalmente a faixa de pedestre.






PENSANDO NAS ÁRVORES EM LUGARES SECOS.


Árvores jovens precisam estar bem hidratadas enquanto não atingem porte de raiz mais profundo. Interessante dispositivo colocado em volta da árvore que libera gradualmente água para ela.

RUAS PARQUES.


Pensando muito no pedestre e na harmonia com a natureza, mais e mais as soluções de circulação de pessoas e carros primam pela segurança do pedestre e a sustentabilidade do elemento verde. Observem a drenagem de águas pluviais das ruas sendo direcionada para os canteiros verdes que contem coletores drenantes e filtros para posteriormente chegarem aos rios. Observem também também os generosos espaços reservados para isso que só são possíveis graças as legislações de loteamentos e uso de solo que pensem antecipadamente no dimensionamento para estas condições.