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terça-feira, 28 de junho de 2011

PARA SABER

A pesquisa realizada na Aglomeração Urbana de São Paulo revelou 9 quedas por grupo de mil habitantes, a um custo médio em torno de R$2,5 mil por queda. Se aplicarmos esses valores à população urbana do Brasil de quase 138 milhões de habitantes, chega- se a um custo total das quedas e tropeços nas cidades de R$ 3,1 bilhões de reais, o que obviamente justificaria grandes investimentos em melhoria das calçadas.
Apresentam-se sinteticamente na Nota Técnica uma discussão de alguns dos fatores determinantes da qualidade de calçadas: Largura das Calçadas: A largura desejável depende do número de pedestres esperados e o espaço que ocupam. Largura da área de separação: Áreas de separação (“buffer zones”) entre o tráfego veicular e o de pedestres são desejáveis para prover mais altos níveis de conforto, segurança pública e de segurança aos pedestres. Pavimento do Passeio: concreto é a superfície preferida para os passeios, provém a maior vida útil e menor manutenção. Inclinação: Os passeios devem ser construídos para acomodar todos os pedestres e devem ser mais plano que a prática possa permitir. Rampas: são desejáveis em todas as travessias, tanto nas interseções quanto nas entre-quadras. Rampas acomodam não somente pessoas em cadeiras de roda mas também todos os pedestres, especialmente considerando ambulantes, carrinhos de mão, carrinhos de bebê, malas com rodas, idosos e pedestres com redução de mobilidade. Obstáculos ao longo da via: pode não ser identificado pelos pedestres, principalmente os com deficiências visuais. Obstáculos aéreos devem ser retirados da rota dos pedestres. Aqueles obstáculos que invadem os passeios devem ter altura mínima igual a 2,1m. Iluminação. Uma boa iluminação pública aumenta a visibilidade, conforto e segurança pública dos pedestres caminhando nas calçadas à noite. Iluminação reforçada é recomendável em áreas onde exista alta concentração de atividades noturnas de pedestres, tais como igrejas, escolas, centros comunitários e passarelas.

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