Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

FESTA ANUAL DAS ÁRVORES




Transcrevemos o material recebido do Fujama hoje para conhecimento de todos:

Não existe mais dia da árvore e sim a Festa anual das árvores que será comemorado em semanas e meses diferentes no país:
Enviado por Lucy Lagedo:

Bom dia.

Estou remetendo uma pequena contribuição. As pessoas por desconhecimento continuam e até algumas insistem no erro, como dizem, as Leis são criadas para serem burladas, a utilizarem o dia 21 de setembro como o Dia das Árvores, concentrando assim todas as atividades em um só dia. Até me atrevo a declarar que é por questões de vaidade e até mesmo por se sentirem agredidas, quando chamadas a atenção quanto a essa questão. Como gostei muito do blog do grupo, vocês poderiam estar esclarecendo também as pessoas do porque da mudança.

Parabéns pelo trabalho realizado.




 FESTA ANUAL DAS ÁRVORES

Setembro




Através do decreto nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965, foi instituído em todo território nacional, a Festa Anual das Árvores. 
Art. 2º A Festa Anual das Árvores tem por objetivo difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos. 
Art. 3º A Festa Anual das Árvores, em razão das diferentes características fisiográficas-climáticas do Brasil, será comemorada durante a última semana do mês de março nos Estados do Acre, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia e Territórios Federais do Amapá, Roraima, Fernando de Noronha e Rondônia; e na semana com início no dia 21 de setembro, nos Estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Guanabara; Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
O mais importante do que plantar árvores é conservar/preservar nossas florestas nativas.
Nos dias de hoje, em que vivemos em um meio essencialmente urbano, mudamos o hábito de comemoração a Árvore, incentivando a plantação de árvores frutíferas, nativas e exóticas de pequeno porte, assim como plantios em vasos, floreiras e a construção de jardins.
.

Por que plantar uma árvore?

As árvores, além da função paisagística, protegem lavouras contra ventos, diminuem a poluição sonora nos grandes centros urbanos, absorvem parte dos raios solares, fornecem sombras, servem de moradia a pássaros e outros animais, fornecem alimentos ao homem e a fauna,  madeira, substâncias químicas, a melhoria   do clima, absorvem a poluição atmosférica , produzindo mais oxigênio (através da fotossíntese), a proteção dos mananciais e a sombra.
É a árvore que mantém o verdadeiro equilíbrio ecológico: sem árvore não há água, não existe clima favorável, os animais não conseguem sobreviver e a vida corre perigo.
A própria conservação do solo se dá com a trama de suas raízes que evitam a erosão, suas folhas alimentam a terra, como num ritual de magia.








Nenhum comentário:

Postar um comentário