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sexta-feira, 20 de julho de 2012

                                      PARA AS CIDADES VIZINHAS DA REGIÃO

O texto abaixo foi enviado para o presidente da Associação Comercial de Schroeder como sugestão para o projeto dos futuros prefeitos.
Segue como sugestão para todas as cidades vizinhas de Jaraguea pois temos os mesmos problemas em comun:


Preocupados com a questão da qualidade de vida futura e da MOBILIDADE URBANA da cidade de Schroeder, que possui um traçado urbano baseado no estilo de vida da colonização (como todas as cidades vizinhas da região), a equipe técnica do projeto CALÇADA LEGAL sugere às autoridades que tomam decisões na área do Planejamento, aos colegas da Construção Civil e aos cidadãos em geral a urgente necessidade de alargamento das calçadas da via estrutural da cidade, incentivando por lei uma AÇÃO DE RECUOS, vista como a mais prática, menos cara para todos e ainda possível, pelo baixo número de construções existentes no alinhamento predial.
Esta prática ajudará a regularizar as situações em desconformidade com as leis internacionais de acessibilidade e criará espaços de circulação urbana mais amplos. Nas áreas de comércio de Schroeder isto é extremamente necessário, pois a nossa característica principal é o comércio de rua e, com o adensamento da população de circulantes, o espaço se tornará (proporcionalmente) cada vez menor. O alargamento das calçadas da via estrutural da cidade facilitará a contemplação de vitrines sem o inconveniente de bloquear a passagem das demais pessoas, a circulação tranquila de carrinhos de bebê, andadores, cadeiras de rodas, etc.
Também esta ação beneficiará o plantio de árvores de médio ou grande porte, o que é muito bem-vindo para o clima quente da região. Com o sombreamento das vias, podemos reduzir a temperatura interna das edificações em até 8 graus.
Calçadas mais largas propiciarão espaços para a instalação de equipamentos urbanos como telefones, lixeiras, parquímetros, informativos, sinaleiros e pontos de ônibus, sem comprometer os espaços de circulação de pedestres.
É certo que, em breve, o destino da locomoção das pessoas se dará pelo transporte urbano coletivo de qualidade, com sistemas eficientes de integração. Para fluidez, eficiência e segurança, precisaremos de pistas exclusivas para esses veículos e o compartilhando deles com ambulâncias e serviços de emergência. Precisam ser previstas pistas exclusivas para motos e ciclovias, além dos espaços verdes comuns, de uso coletivo (parques e praças) para caminhadas e lazer. É muito importante delimitar áreas de interesse público, com potencial paisagístico de contemplação e facilitar os acessos a elas, integrando-as ao traçado urbano.
É muito importante prever vias contínuas paralelas à principal via da cidade, para melhor fluidez do tráfego no futuro.
Gostaríamos de lembrar que, em calçadas que hoje estão com padrões mais largos no mundo, alguém doou os espaços... Para nós, a necessidade desse espaço é apenas uma questão de tempo. Portanto, é muito útil todos incentivarmos esta prática nos projetos e propriedades, considerando esta como a solução de futuro.
Att.
Equipe técnica do projeto Calçada Legal.
Arq. Ruth Borgmann
http://www.calcadalegaljaragua.blogspot.com/
Um caminho de respeito ao próximo, um caminho a ser dividido com todos...

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