Páginas

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

ÁRVORE URBANA


                     ESPERANDO POR UMA SÉRIA POLÍTICA URBANA PARA ELAS.

 Um assunto sério que poucos tem dado a atenção devida ao assunto e poucos se empenham na produção dela, no plantio e cuidado correto dela. 
Um grande negócio a ser desenvolvido no Brasil com espécies especialmente desenvolvidas para as cidades levando em consideração espécies nativas e o clima. Observem nos exemplos abaixo a forma da galhada bem definida em altura que não incomoda quem passa e o tronco ereto. Não é recomendado plantar árvores em tubos pois isso dificulta a fixação dela no solo e a absorção dos nutrientes que precisa para crescer saudável.
Árvores urbanas mais do que qualquer outro lugar precisam primar por alguns aspectos essenciais para servirem bem às suas funções ornamentais e de sombreamento.
Muitos países desenvolvem espécies adequadas com o clima adaptadas e cruzadas com outras para atingir alguns aspectos que consideram essenciais.
Estes aspectos estão atrelados às seguintes necessidades urbanas:

-Porte não muito grande para serem facilmente adaptadas para calçadas menores com seu volume superior de porte médio e preferencialmente de forma oval.
-Raízes preferencialmente pivotantes.
-Intensa floração.
-Inexistência de frutos ou muito pequenos.
-Definição de galhada ascendente acima de certa altura, não começando da base impedindo assim que se projete sobre as pessoas.
-Resistência de galhos aos ventos.
-Tronco ereto e uniforme.
-Precisam de espaço em redor do seu tronco no solo que são plantadas livres de revestimento para sua absorção de água.
-Não gostam de ser plantadas em tubos.

Bom observar que as espécies devem ser selecionadas com estas características e plantadas com porte entre 2,00m de altura e 3,00m para ter sua configuração de galhada e tronco já definidos e sem correr o risco de deformação.
Outra coisa errada que vemos com o plantio de árvores urbanas é o pequeno espaço deixado para elas na calçada para se alimentarem de água na superfície. Quanto mais melhor. Depende do clima de cada local mas deveria se pensar em algo aproximado à 1m2 para nossa região.
Árvores não gostam de ser plantadas em tubos. Elas precisam de espaços para expandir suas raízes para lhes dar suporte e sustentação adequada e captar os nutrientes do solo.Árvores sob estas condições adoecem e até mesmo caem facilmente com chuvas fortes e ventos.
É muito importante colocar certos minerais e insumos na cava no berço do seu plantio e suportá-las com tutores.

Árvores são espécies vivas que para sobreviverem fortes e saudáveis precisam de cuidados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário