Cada vez mais as cidades no mundo estão se tornando impermeabilizadas pela intensa taxa de ocupação do solo, asfaltamento de vias e calçadas.
Em consequência disto, mais e mais nossas cidades ficam sujeitas a inundações nas partes baixas nas chuvas.
O solo precisa estar mais aberto para absorver estas águas num todo. O sistema de captação de águas pluviais da cidade que destinam tudo aos rios, sobrecarregam os mesmos fazendo os mesmos extrapolar seus limites.
Mais e mais temos visto cidades mudaram suas taxas de ocupação do solo exigindo áreas maiores de permeabilidade do solo e desobstruindo piscinas naturais da natureza para captação destas águas. Também um trabalho intenso tem sido feito nas cidades conscientes, diminuído muitas vezes o leito das vias e criando junto dos passeios áreas de captação destas águas; principalmente nas vias estruturais mais rápidas das cidades que não se recomenda estacionamento nelas e desta forma proteje mais o pedestre o distanciando da pista movimentada. Também mais e mais se tem incentivado o uso de faixas verdes nos passeios públicos por esta mesma razão e a possibilidade de se plantar árvores de grande porte. Quer uma cidade melhor, projete passeios mais largos e verdes.