BEM VINDO AO PASSEIO PÚBLICO DE JARAGUÁ DO SUL
Este blog foi criado para servir de instrumento de troca de informações e educação para as pessoas que buscam melhorar as condições do seu passeio público tornando-o mais agradável, transitável, seguro e inclusivo para todos.
Foi criado para a cidade de Jaraguá do Sul, SC, Brasil mas toda informação colocada aqui cremos que será útil para o país todo pois o mesmo padece profundamente de um a polícia séria neste sentido.
Esta é uma iniciativa voluntária de pessoas que estão seriamente preocupadas com o alto índice de acidentes e traumatismos causados pela má condição das calçadas e pela segregação que esta situação coloca portadores de necessidades especiais como deficientes físicos e visuais etc.
Esta é uma iniciativa voluntária de pessoas que estão seriamente preocupadas com o alto índice de acidentes e traumatismos causados pela má condição das calçadas e pela segregação que esta situação coloca portadores de necessidades especiais como deficientes físicos e visuais etc.
Gostaríamos que todos cidadãos dirigissem sua atenção com um olhar carinhoso para o entorno imediato de seus lares, locais de trabalho e de seus investimentos, tomando ações no sentido de achar a melhor solução para todos.
Muitas vezes estamos esperando pela sonhada reforma da casa ou a construção do imóvel para fazer isso, mas enquanto isto não acontece podemos tomar simples ações como, pelo menos, remover as lajotas soltas das calçadas, entulhos, preencher buracos, dando assim o mínimo de condições de trânsito para todos.
Se cada cidadão cuidar de sua propriedade e zelar por ela, juntos deixaremos nossas cidades um lugar melhor para todos viverem.
Muitas vezes estamos esperando pela sonhada reforma da casa ou a construção do imóvel para fazer isso, mas enquanto isto não acontece podemos tomar simples ações como, pelo menos, remover as lajotas soltas das calçadas, entulhos, preencher buracos, dando assim o mínimo de condições de trânsito para todos.
Se cada cidadão cuidar de sua propriedade e zelar por ela, juntos deixaremos nossas cidades um lugar melhor para todos viverem.
Pense na sua calçada como uma continuação da sua casa! Pense que você é responsável pelo que pode acontecer aos outros pela sua negligência.
Ouse conosco esta ideia e comece hoje mesmo a fazer seu mundo melhor!
Ouse conosco esta ideia e comece hoje mesmo a fazer seu mundo melhor!
Poderemos receber notificações no email: calcadajaragua@gmail.com
Também estamos no facebook:
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- CALÇADA LEGAL, um caminho de respeito ao próximo!
- VAMOS FAZER CALÇADAS SEGURAS, AGRADÁVEIS, DURÁVEIS E INCLUSIVAS PARA TODOS? VAMOS FAZER A NOSSA CALÇADA UMA CALÇADA LEGAL?
sábado, 25 de janeiro de 2020
Passeios públicos
A pequena cidade de Nakusp, no Canadá também emprega o cimento
vassourado nas suas calçadas misto com as placas de cimento ou
canteiros verdes para fazer a marcação para o deficiente visual e
contribuir com o paisagismo da rua. Vejam que entre o canteiro e a rua é
deixada uma faixa menor de piso para que as pessoas possam pisar ao
desembarcar do carro. Também o canteiro verde é coberto com cascas de
árvores para facilitar a drenagem e manutenção da calçada. Uma calçada
ampla asfaltada de pedestres e bicicletas se abre ao grande lago, na limitação da faixa não
edificável das propriedades onde a cidade se limita. Este é um conceito trilha para áreas menos adensadas e não urbanas.
RUAS PARQUES, mais...
Da pequena cidade de Rossland, British Columbia no Canadá.
Interessante observar os espaços bem definidos da faixa de serviço da calçada com o uso de cores e materiais de texturas diferenciados. Embora as lajotas cerâmicas não sejam recomendadas no uso de passeios, estas são antiderrapantes. É muito usado placas de cimento trabalhadas com texturas e cores diferentes tipo ladrilho hidráulico. Esta marcação é a guia do deficiente visual. Também uma boa solução para calçadas estreitas onde se avança sobre a área de estacionamento da rua um canteiro ajardinado para incluir o poste que com certeza estava interferindo na faixa do pedestre. Vejam as lixeiras, bancos equipamento urbano, esculturas, todas bem posicionadas na faixa se serviço e extra da rua que libera totalmente a faixa de pedestre.
RUAS PARQUES.
Pensando muito no pedestre e na harmonia com a natureza, mais e mais as soluções de circulação de pessoas e carros primam pela segurança do pedestre e a sustentabilidade do elemento verde. Observem a drenagem de águas pluviais das ruas sendo direcionada para os canteiros verdes que contem coletores drenantes e filtros para posteriormente chegarem aos rios. Observem também também os generosos espaços reservados para isso que só são possíveis graças as legislações de loteamentos e uso de solo que pensem antecipadamente no dimensionamento para estas condições.
sexta-feira, 16 de agosto de 2019
VEGETAÇÃO URBANA NO PAISAGISMO DA CIDADE.
Beleza é importante mas os cuidados com a manutenção é fundamental. Escolha de plantas urbanas devem levar muito em consideração o baixo custo de manutenção. Espécies perenes são as mais recomendadas. Voltam por si todo ano. Cuidados com a forma do plantio para impedir o crescimento de ervas daninhas é fundamental. Existem técnicas de paisagismo específicas para isso com cobertura de solo que bloqueia o crescimento do que não se quer. A forma como a calçada e os canteiros são construídos para receber águas é outro fator muito importante. Prefeituras, trabalhem com bons paisagistas e estudem técnicas de manuseio e manutenção. A Faixa de serviço verde numa rua precisa observar muito bem o uso dela. No caso destas fotos o ajardinamento se faz possível pois não se tem estacionamento na rua. Para os casos de estacionamento recomenda-se o uso de vegetação rasteira como gramado. Existem espécies que praticamente não demandam podas e fazem uma bela cobertura rasteira inclusive com flores.
sexta-feira, 19 de abril de 2019
QUANTA DIFERENÇA!!!
Ficamos muito felizes ao observar o belo trabalho que foi feito de acesso de
pedestres e estacionamentos neste estabelecimento. Excelente exemplo à
ser seguido!
Observem que todos tem seus lugares seguros bem definidos de circulação de pedestres, pessoas com deficiência, estacionamento de carros e motos. Planejamento é tudo! Parabéns aos envolvidos!
Todos ganham! Por uma cidade melhor, mais segura e humana!
ANTES
Observem que todos tem seus lugares seguros bem definidos de circulação de pedestres, pessoas com deficiência, estacionamento de carros e motos. Planejamento é tudo! Parabéns aos envolvidos!
Todos ganham! Por uma cidade melhor, mais segura e humana!
ANTES
DEPOIS
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019
CAPTAÇÃO DE ÁGUAS DAS CHUVAS NAS RUAS E ENTREGA FILTRADA AOS RIOS
Mais e mais cidades conscientes entendem a necessidade de coletarmos e distribuirmos de forma mais eficiente a água das chuvas no meio urbano. A ideia é reduzir significantemente a sobrecarga da rede de distribuição pluvial ajudando a cidade ser menos impermeabilizada, distribuindo melhor as águas nela.
Deixamos fotos aqui de como isto é feito em algumas cidades nos EUA. Observem que há desvios para a parte gramada no meio fio da rua. Também observem as dimensões do meio fio, feito com barras de ferro para ser super resistente nas ruas. Gostamos muitos dos que se estendem com a canaleta, pois evitam o crescimento de ervas daninhas nos cantos.
quinta-feira, 10 de janeiro de 2019
BALNEÁRIO CAMBORIÚ SE EMPENHANDO PELA QUALIDADE URBANA.
Compartilhamos aqui algumas imagens enviadas pelo Engenheiro Edson Kratz que com muito entusiasmo se empenha por espaços urbanos de qualidade e pela manutenção de nossas árvores na paisagem da cidade.
Aproveitamos para esclarecer que o piso alerta direcional para deficientes visuais, é recomendado por nós só para calçadas de grande largura e paços públicos pela dificuldade de andar e rolar sobre ele, Recomendamos pelo menos uma área livre de 1,20m para que um pai e uma mãe possam caminhar de mãos dadas com um filho sem ter que pisar sobre eles. Como um deficiente usa sua vara para se direcionar, ele não andará sobre ele também, só para se orientar. Geralmente o deficiente se guia pela linha do alinhamento predial que aí deveria ter uma marcação quando recuado e não existir. Outra maneira é marcar a linha junto ao limite da faixa de serviço sobrando assim mais espaço livre para circulação. Gostamos muito da separação bem marcada e protegida da faixa das bicicletas da faixa de veículos! Ficou muito bom!
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