BEM VINDO AO PASSEIO PÚBLICO DE JARAGUÁ DO SUL

Este blog foi criado para servir de instrumento de troca de informações e educação para as pessoas que buscam melhorar as condições do seu passeio público tornando-o mais agradável, transitável, seguro e inclusivo para todos.
Foi criado para a cidade de Jaraguá do Sul, SC, Brasil mas toda informação colocada aqui cremos que será útil para o país todo pois o mesmo padece profundamente de um a polícia séria neste sentido.
Esta é uma iniciativa voluntária de pessoas que estão seriamente preocupadas com o alto índice de acidentes e traumatismos causados pela má condição das calçadas e pela segregação que esta situação coloca portadores de necessidades especiais como deficientes físicos e visuais etc.
Gostaríamos que todos cidadãos dirigissem sua atenção com um olhar carinhoso para o entorno imediato de seus lares, locais de trabalho e de seus investimentos, tomando ações no sentido de achar a melhor solução para todos.
Muitas vezes estamos esperando pela sonhada reforma da casa ou a construção do imóvel para fazer isso, mas enquanto isto não acontece podemos tomar simples ações como, pelo menos, remover as lajotas soltas das calçadas, entulhos, preencher buracos, dando assim o mínimo de condições de trânsito para todos.
Se cada cidadão cuidar de sua propriedade e zelar por ela, juntos deixaremos nossas cidades um lugar melhor para todos viverem.
Pense na sua calçada como uma continuação da sua casa! Pense que você é responsável pelo que pode acontecer aos outros pela sua negligência.
Ouse conosco esta ideia e comece hoje mesmo a fazer seu mundo melhor!
Poderemos receber notificações no email: calcadajaragua@gmail.com
Também estamos no facebook:
https://www.facebook.com/pages/JARAGUÁ-CALÇADA-LEGAL/178349535554699?ref=hl

EDUCAÇÃO EM CALÇADAS PÚBLICAS

Minha foto
VAMOS FAZER CALÇADAS SEGURAS, AGRADÁVEIS, DURÁVEIS E INCLUSIVAS PARA TODOS? VAMOS FAZER A NOSSA CALÇADA UMA CALÇADA LEGAL?

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

CALÇADA DE CONCRETO


Muito usadas mundo à fora por sua facilidade de execução, durabilidade, baixo custo, alta resistência aos impactos e homogeneidade de acabamento, sendo a preferida das mães com carrinhos de bebês e dos dependentes físicos que usam cadeiras ou andadores para sua locomoção.
Selecionamos aqui um passo-à-passo bem simples de como fazê-las que foi muito bem colocado pela empresa QUIKRETE neste vídeo instrutivo em inglês. Confiram:
https://www.quikrete.com/a…/video-pouring-concrete-slabs.asp
INSTRUÇÕES DE PROJETO:
Quando se trabalha com produtos à base de cimento, use sempre óculos de proteção e luvas impermeáveis.
Etapa 1
Antes de colocar as formas de concreto:
Construa as formas com madeira de 5 x 10cm ou 5 x 12cm e fixe as mesmas depois no lugar com estacas de madeira e parafusos na plataforma.
Escave a área de laje, à uma profundidade de cerca de 18cm, permitindo 8cm para uma base de cascalho e 10cm para o concreto.
Etapa 2
Verifique os formulários de nível (de 1 à 3% para permitir o escoamento de água da chuva em direção a rua). Cotas de nível do pátio e da calçada devem inclinar uniformemente longe de estruturas.
Etapa 3
Espalhar uniformemente os 8 ou 10cm de cascalho em todos em todos os níveis.
Etapa 4
Compactar a base de cascalho com uma ferramenta de prensa.
DICA: uma base sólida de subsolo ajudará a evitar a erosão e a melhor sedimentação de laje.
Passo 5
Umedeça a base de cascalho usando uma mangueira de jardim para evitar o encolhimento e rachaduras, especialmente em temperaturas quentes.
Passo 6
Despeje a mistura de concreto nas pistas uniformemente deixando o topo dos montes de concretos colocados nelas, cerca de 5 à 7cm acima das formas antes do nivelamento do concreto.
Passo 7
Consolidar e distribuir o concreto uniformemente com uma enxada. A superfície do concreto deve ser relativamente plana e ligeiramente acima do nível das formas.
Passo 8
Espalhe o concreto usando uma barra de madeira de 5 X 10cm movendo ela de trás para frente em um movimento de corte para remover o excesso de concreto e alise a superfície.
Passo 9
Adicione concreto para qualquer nível onde tiver áreas baixas.
Passo 10
Uma vez que o concreto tenha perdido seu brilho, alise a superfície de concreto usando uma desempenadeira de madeira de mão em movimento de arqueamento.
NOTA: use uma vassoura de cerdas dura para criar um acabamento anti-derrapante vassoura (todos os traços de vassoura devem ser feitos na mesma direção).
Passo 11
Corte juntas de dilatação usando um ranhurador de borda reta. Uma laje de 10cm grossa exigirá juntas de no mínimo uma para cada 3,0m em cada direção.
NOTA: as juntas de dilatação devem ser cortadas um mínimo de ¼ da profundidade da laje.
Passo 12
Use uma ferramenta de metal de alisamento para consolidar e moldar as bordas da laje. Várias passagens devem ser feitas em cada direção para um acabamento liso.
Etapa 13
Recém colocado o concreto deve receber água durante um período mínimo de 3 a 5 dias para sua cura com uma névoa fina de água tipo spray.
DICA: A cura de água pode ser eliminada aplicando aditivo acrílico de concreto em spray de cura & selo imediatamente depois de terminar o concreto. Cura & selo acrílica pode ser aplicada com um rolo, pulverizador do jardim ou uma escova.









2 comentários:

Caio disse...

Onde conseguimos comprar estas ferramentas para este acabamento?

Ruth Borgmann disse...

A maior parte das ferramentas são simples desempenadeiras manuais, réguas de alisamento e vassourão. Estas ferramentas são fácilmente encontradas nas lojas de material de construção. A ferramenta da junta de dilatação, talvez seja mais difícil de encontrar. Eu trouxe uma guia destas dos EUA e deixei com um pedreiro aqui em Jaraguá do Sul que fez uma calçada para mim. Qualquer serralheiro bom poderá fazer uma peça destas também.