BEM VINDO AO PASSEIO PÚBLICO DE JARAGUÁ DO SUL

Este blog foi criado para servir de instrumento de troca de informações e educação para as pessoas que buscam melhorar as condições do seu passeio público tornando-o mais agradável, transitável, seguro e inclusivo para todos.
Foi criado para a cidade de Jaraguá do Sul, SC, Brasil mas toda informação colocada aqui cremos que será útil para o país todo pois o mesmo padece profundamente de um a polícia séria neste sentido.
Esta é uma iniciativa voluntária de pessoas que estão seriamente preocupadas com o alto índice de acidentes e traumatismos causados pela má condição das calçadas e pela segregação que esta situação coloca portadores de necessidades especiais como deficientes físicos e visuais etc.
Gostaríamos que todos cidadãos dirigissem sua atenção com um olhar carinhoso para o entorno imediato de seus lares, locais de trabalho e de seus investimentos, tomando ações no sentido de achar a melhor solução para todos.
Muitas vezes estamos esperando pela sonhada reforma da casa ou a construção do imóvel para fazer isso, mas enquanto isto não acontece podemos tomar simples ações como, pelo menos, remover as lajotas soltas das calçadas, entulhos, preencher buracos, dando assim o mínimo de condições de trânsito para todos.
Se cada cidadão cuidar de sua propriedade e zelar por ela, juntos deixaremos nossas cidades um lugar melhor para todos viverem.
Pense na sua calçada como uma continuação da sua casa! Pense que você é responsável pelo que pode acontecer aos outros pela sua negligência.
Ouse conosco esta ideia e comece hoje mesmo a fazer seu mundo melhor!
Poderemos receber notificações no email: calcadajaragua@gmail.com
Também estamos no facebook:
https://www.facebook.com/pages/JARAGUÁ-CALÇADA-LEGAL/178349535554699?ref=hl

EDUCAÇÃO EM CALÇADAS PÚBLICAS

Minha foto
VAMOS FAZER CALÇADAS SEGURAS, AGRADÁVEIS, DURÁVEIS E INCLUSIVAS PARA TODOS? VAMOS FAZER A NOSSA CALÇADA UMA CALÇADA LEGAL?

Ação Educativa




Olá Pessoal,
Finalizando as atividades escolares trabalhei com meus alunos da E.E.B. Professora Valdete Inês Piazera Zindars, de 2ª à 4ª séries do Ensino Fundamental, a proposta de um jingle para o projeto Calçada Legal. A partir de um jingle criado por mim, os alunos em grupos criaram outros e foi muito divertida a apresentação. Foi escolhido o que mais agradou aos alunos, para ser divulgado no blog. Confiram aqui.
Abraço a todos e um Feliz Natal!
Cristina Pretti.

Jingle Calçada Legal
Quero minha calçada linda!
Quero minha calçada legal!
Quero ela bem limpinha,
Bem arrumadinha,
Para este Natal!



Vídeo escolhido pelos alunos:

 

Vamos construir uma calçada,
Vamos construir uma calçada,
Ao lado 
De um campinho
Vamos caminhar vamos brincar sempre limpar e sempre limpar
Minha calçada legal.

"Quando eu era bem pequena, uns seis anos de idade, minha família se mudou para nossa casa própria e a primeira coisa que meu pai fez foi construir a calçada. Foi feita de cimento e eu adorava brincar com as crianças da vizinhança. Durante a semana ninguém brincava na calçada, pois tínhamos que fazer os deveres de casa. Mas sábado e domingo era uma festa só! Adorava brincar de comidinha. Tampinhas eram panelinhas e areia, gravetos, pedrinhas e insetos eram meus pratos preferidos temperados com matinhos picados. Eu até sentia um cheiro muito bom de comida caseira no ar e brincava, brincava, brincava até ouvir minha mãe chamar: Cristiiiiiiina! Vem almoçar!”
Com esse relato iniciei a ação educativa do projeto “Calçada legal”, com meus alunos das séries iniciais do ensino fundamental da E.E.B. Professora Valdete Inês Piazera Zindars, de Jaraguá do Sul. A proposta era fazer um desenho com lápis de cor, que retratasse o entorno da casa do aluno. Após o desenho foram feitos relatos de ações nas calçadas e cada turma finalizou com uma atividade diferenciada, o que vocês poderão conferir na sequência.


Fotos das primeiras séries

As primeiras séries desenvolveram desenhos com lápis de cor e fizeram uma frase sobre sua calçada. Que alegria desenhar a minha calçada!





Rafaela de Lara Romualdo da Silva - Fui com meu pai fazer churrasco e passei pela minha calçada. Muita gente passa na minha calçada indo para suas casas.

           Duan Antoni da Silva - Gosto de jogar bola na minha calçada com meu irmão e brincar de carrinho com o meu cachorro Scot.

Ana Karolina Rockenbach da Silva - Meu vizinho corta as árvores da minha calçada. Eu adoro árvores! Gostaria que em minha rua tivessem muitas árvores com frutas! Eu adoro maçã.

Ana Laura da Silva
Minha calçada é muito linda. Nela pode passar cadeirante e também deficiente visual. Tem umas bolinhas no chão que dá para sentir no pé. Pena que não tem árvores!.


Kaline Aparecida Maia Junkes 
Tinha uma vizinha que sempre andava na minha calçada. Ela sempre falava que as árvores eram bonitas amarrava a sua cachorrinha na árvore e ficava conversando com sua amiga.








 
Pietro Afonso Santiago da Costa - Minha calçada é limpa e tem árvores pequenas. Quando caem fôlhas na calçada é o meu pai quem limpa.

Felipe  de Souza Cardoso - Minha calçada fica no prédio. Gosto de andar de patineti nela com minha amiga Ana e de brincar de jogar bola com minha cachorrinha kiara. Ela também adora!














Letícia Gabriella Kniss - Minha calçada é de grama e eu não saio de casa para andar nela. Mas eu gosto dela.


Guilherme Splitter - Gosto de ajudar o meu avô a varrer  e limpar minha calçada com escovão.
                                        
 

Larissa Vitória Silva - A menina estava brincando na calçada da minha casa e me chamou para brincar com ela. Como eu não sabia pular corda caí de cara na calçada e me ralei toda.    
                                                              


Maria Luisa  da Costa Pinto - Na minha casa não tem calçada. Quando  saio do portão dou de cara no chão que tem areia.   



Cirene Laiza da Cruz Lara - Minha calçada é bonita e caem muitas folhas no meu quintal. O que eu mais gosto é de brincar nela com minha amiga Larissa!
                                

Fotos das segundas séries
As segundas séries, além dos desenhos e o relato fizeram a ampliação de uma parte do desenho que mais gostaram e produziram um brinquedo: Jogo do Mico, usando o personagem na calçada. A felicidade maior foi brincar com o joguinho que tinham feito!

 
Adriele Paz - Minha casa não tem calçada. Mas gosto de calçada sem lixo.
                                
Esther Eloise Poleza - Eu gosto da minha calçada porque ela é legal.                             





                  
                                                                                    
Isabela Pacheco de Souza - Minha calçada tem muitas árvores. Todo dia passa uma criança com dois adultos. Brinco com minha amiga de Barbie e fingimos que a calçada é um Salão de beleza.



Amanda Carolina Brentano - Eu uso a minha calçada para andar em segurança, brincar de boneca e bicicleta com minhas amigas.



Gabrielly Hoff - A calçada legal é uma caçada limpa e uma calçada suja é uma calçada com latinha de cerveja e entulhos e sacos de lixo.

Gustavo Sansom - Eu gosto quando a minha calçada fica limpa, sem sujeira.

 
 
Luana Larissa- A calçada da minha casa é áspera e eu adoro brincar com meus cachorros de pega-pega e também com minhas amigas.
 


Daniel - Eu não brinco na minha calçada porque minha mãe não deixa.

  Rafaela do Amaral - Minha calçada é super legal e eu gosto de brincar de amarelinha.



                                                                                                                                                            




Thomaz Ricardo Gonçalves dos Santos- Minha calçada é feita de blocos de cimento. Só ando nela quando vou para a escola.


Stefany- Eu brinco com meu cachorro e passeio bastante com eles e minha irmã.