BEM VINDO AO PASSEIO PÚBLICO DE JARAGUÁ DO SUL

Este blog foi criado para servir de instrumento de troca de informações e educação para as pessoas que buscam melhorar as condições do seu passeio público tornando-o mais agradável, transitável, seguro e inclusivo para todos.
Foi criado para a cidade de Jaraguá do Sul, SC, Brasil mas toda informação colocada aqui cremos que será útil para o país todo pois o mesmo padece profundamente de um a polícia séria neste sentido.
Esta é uma iniciativa voluntária de pessoas que estão seriamente preocupadas com o alto índice de acidentes e traumatismos causados pela má condição das calçadas e pela segregação que esta situação coloca portadores de necessidades especiais como deficientes físicos e visuais etc.
Gostaríamos que todos cidadãos dirigissem sua atenção com um olhar carinhoso para o entorno imediato de seus lares, locais de trabalho e de seus investimentos, tomando ações no sentido de achar a melhor solução para todos.
Muitas vezes estamos esperando pela sonhada reforma da casa ou a construção do imóvel para fazer isso, mas enquanto isto não acontece podemos tomar simples ações como, pelo menos, remover as lajotas soltas das calçadas, entulhos, preencher buracos, dando assim o mínimo de condições de trânsito para todos.
Se cada cidadão cuidar de sua propriedade e zelar por ela, juntos deixaremos nossas cidades um lugar melhor para todos viverem.
Pense na sua calçada como uma continuação da sua casa! Pense que você é responsável pelo que pode acontecer aos outros pela sua negligência.
Ouse conosco esta ideia e comece hoje mesmo a fazer seu mundo melhor!
Poderemos receber notificações no email: calcadajaragua@gmail.com
Também estamos no facebook:
https://www.facebook.com/pages/JARAGUÁ-CALÇADA-LEGAL/178349535554699?ref=hl

EDUCAÇÃO EM CALÇADAS PÚBLICAS

Minha foto
VAMOS FAZER CALÇADAS SEGURAS, AGRADÁVEIS, DURÁVEIS E INCLUSIVAS PARA TODOS? VAMOS FAZER A NOSSA CALÇADA UMA CALÇADA LEGAL?

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

APRESENTAÇÃO DO PROJETO CALÇADA LEGAL PARA A PREFEITA Sra. CECILIA KONEL

Os representantes do projeto Calçada Legal, Silvana Passold e Everton Bitencourt, estiveram com a Prefeita Municipal de Jaraguá do Sul Sra. Cecília Konel no dia 25 de agosto. Também participou da audiência o Vereador Afonso Piazera Neto. O Arquiteto Everton fez a exposição dos slides do projeto, com os dados colhidos, sugestões de feitura das calçadas, arborização sugerida e legislação vigente. Foram levadas as seguintes reivindicações à Prefeita: (a) a instalação imediata do departamento de calçadas e arborização já determinada pelo plano diretor do município, (b) a informação no cadastro existente dos proprietários  da localização dos dutos de serviços (Samae, gás, esgoto, fiação elétrica...) existentes nas calçadas com disponibilização on line, (c) a alteração da Lei Municipal 1.766/93 de 09/12/93 art.16, § 41, permitindo que se possa construir com afastamentos intermediários do existente de quatro  ou cinco metros ou no do alinhamento predial, permitindo assim termos mais ganho de calçadas para as estreitas, (d) a orientação por profissional técnico especializado na ocasião das podas de árvores do município, (e) o cumprimento da lei no que tange à fiscalização das calçadas com  notificação pela administração municipal daquilo que se encontra em desacordo com ela. A Prefeita informou que já estão sendo recuperadas as calçadas em frente de prédios públicos, dando melhor segurança e conforto aos pedestres. Indicou a secretaria de planejamento e obras para denúncias sobre calçadas, levando a orientação de que estes fiscalizem. A administração municipal será parceira do projeto com o pagamento dos manuais, no valor estimado de R$ 11.300,00 para 40 mil unidades com a responsabilidade para distribuição nas campanhas de bairros. A prefeita também  solicitou o material do projeto para colocar em TVs que estão sendo instaladas em espaços públicos para divulgação.

APRESENTAÇÃO NO NÚCLEO DA CONSTRUÇÃO CIVIL



A apresentação da Arq. Fabiane e companheira Silvana Passold ocorreu dia 24/08/11 para o grupo presente do Núcleo da Construção Civil.
A apresentação foi bem receptiva, sendo que a maioria dos integrantes presentes já ouvira falar do projeto.
O objetivo, foi regar mais um pouco a idéia já semeada, e estes pudessem levar pra suas empresas um pouco do que aprenderam.
Após a finalização da apresentação, o grupo fez sugestões e mostrou-se preocupado com o patrocínio do Manual fazendo sugestão de vender o espaço do verso a fornecedores de materiais necessários para execução de calçadas.
O Núcleo também se dispôs a procurar patrocínio para a execução física da primeira Calçada Legal, do qual já informamos que seria a da frente do Lar das Flores na Domingos da Nova. Nos pediram o projeto da mesma e assim que o tiverem em mãos, as empresas nucleadas serão contactadas. Salientando que o muro não ficaria sob responsabilidade deles para a execução.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

APRESENTAÇÃO NA AEAJS




Projeto Calçada Legal apresentado pelos arquitetos Ruth Borgmann e Everton Bitencourt para a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Jaraguá do Sul e público interessado no auditório do CPL na terça-feira 09 de agosto.
Posted by Picasa

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

PROJETO CALÇADA LEGAL NA CÂMARA DE VEREADORES

                                                   AMIGOS DA CALÇADA LEGAL!

ESTAREMOS FAZENDO UMA APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PROJETO NESTA QUINTA-FEIRA DIA 18 DE AGOSTO NA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE JARAGUÁ DO SUL AS 19:00 HORAS.
                                    VENHAM COMPARTILHAR ESTA IDEIA CONOSCO!

                   
                      EM QUAL CALÇADA VOCÊ GOSTARIA DE ESTAR CAMINHANDO?
                     
                      FAÇA PARA OS OUTROS AQUILO QUE VOCÊ GOSTARIA QUE ELES
                                                              FIZESSEM PARA VOCÊ.

                                           
                                            O QUÊ SUA CALCADA DIZ SOBRE VOCÊ?

COMBINA COM VOCÊ?  SUAS CRENÇAS?  SEUS PRINCÍPIOS?  SUA EDUCAÇÃO?  SEU ESTILO DE VIDA? SUA PERSONALIDADE?  SEU BOM GOSTO? SEU AMOR PELAS PESSOAS?  SUA DEDICAÇÃO AO PRÓXIMO?

                                               
                                               INTERESSE-SE POR SUA CALÇADA

                                        ELA É A SUA PARTE PÚBLICA MAIS EXPOSTA.


sábado, 6 de agosto de 2011

SAIBA AQUI ALGUNS ASPECTOS PARA FAZER SUA CALÇADA LEGAL!

EM BREVE VAMOS DISPONIBILISAR NESTE BLOG UM MANUAL MAIS EXPLICATIVO QUE ESTAMOS FINALIZANDO.
NO MOMENTO VOCÊS PODERÃO SABER UM POUCO DO QUE É LEGAL E NÃO LEGAL NUMA CALÇADA NO LINK ABAIXO. SUGERIMOS DIMENSÕES MÍNIMAS ADMISSÍVEIS E MÍNIMAS RECOMENDÁVEIS, ESPAÇOS PARA ÁRVORES, PORTE E LIXEIRAS.
VEJAM ESTE MATERIAL ENQUANTO FINALIZAMOS O MAIS EXPLICATIVO.



http://pt.scribd.com/doc/62368457/Apresentacao-Calcada-Legal-2

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

NOSSA CAMPANHA ESTA LANÇADA!

Queremos agradecer todos os amigos colaboradores do projeto CALÇADA LEGAL PELO seu apoio até esta etapa.
Foi um prazer imenso ter trabalhado com vocês até agora.
Por menor que tenha sido seu seu gesto, foi um estímulo para todos. Muito bom  é fazer parte de um grupo de pessoas movidas de bons propósitos e ideais querendo fazer do nosso lugar de viver um espaço melhor para todos. 
Brevemente disponibilizaremos no blog informações sobre a calçada legal.
Já gostaríamos de estar com este material pronto, mas em virtude do tempo que isto demanda, ainda não conseguimos concluir.
Pretendemos ter este materal disponível para todos já na semana que vem.
Enviaremos para empresas escolas entidades para que possam distribuir entre seus membros e colaboradores.








Convidamos à todos para nossa primeira ação de rua no calçadão. Nos encontraremos sábado dia 6 às 9:00 da manhã em frente ao museu Emílio Silva, para a distribuição de informativos e esclarecimentos públicos.
Participe conosco você também.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

VALEU FERNANDO BASTOS! ESPERAMOS VÊ-LO AMANHÃ


RSSSS é assim mesmo que eu deveria ter andado para não me machucar.



É HOJE O DIA DO LANÇAMENTO DA NOSSA CAMPANHA!

AMIGOS!

Hoje é o dia de VESTIR CAMISA AMARELA e estarmos juntos nessa missão de FAZER ALGO MUITO LEGAL PARA TODOS NÓS: SER LEGAL!
VENHA CONOSCO SEGUIR ESTA IDEIA!
CALÇADA LEGAL SERÁ NOSSO CANAL DE COMUNICAÇÃO PARA UNIR TODOS OS AMIGOS DA CALÇADA E AJUDAR-NOS A RECUPERAR O PRAZER DE FAZER ALGO COM TODOS, POR TODOS E PARA TODOS.


SE ESTA RUA, SE ESTA RUA FOSSE MINHA......EU MANDAVA EU MANDAVA LADRILHAR.......