BEM VINDO AO PASSEIO PÚBLICO DE JARAGUÁ DO SUL

Este blog foi criado para servir de instrumento de troca de informações e educação para as pessoas que buscam melhorar as condições do seu passeio público tornando-o mais agradável, transitável, seguro e inclusivo para todos.
Foi criado para a cidade de Jaraguá do Sul, SC, Brasil mas toda informação colocada aqui cremos que será útil para o país todo pois o mesmo padece profundamente de um a polícia séria neste sentido.
Esta é uma iniciativa voluntária de pessoas que estão seriamente preocupadas com o alto índice de acidentes e traumatismos causados pela má condição das calçadas e pela segregação que esta situação coloca portadores de necessidades especiais como deficientes físicos e visuais etc.
Gostaríamos que todos cidadãos dirigissem sua atenção com um olhar carinhoso para o entorno imediato de seus lares, locais de trabalho e de seus investimentos, tomando ações no sentido de achar a melhor solução para todos.
Muitas vezes estamos esperando pela sonhada reforma da casa ou a construção do imóvel para fazer isso, mas enquanto isto não acontece podemos tomar simples ações como, pelo menos, remover as lajotas soltas das calçadas, entulhos, preencher buracos, dando assim o mínimo de condições de trânsito para todos.
Se cada cidadão cuidar de sua propriedade e zelar por ela, juntos deixaremos nossas cidades um lugar melhor para todos viverem.
Pense na sua calçada como uma continuação da sua casa! Pense que você é responsável pelo que pode acontecer aos outros pela sua negligência.
Ouse conosco esta ideia e comece hoje mesmo a fazer seu mundo melhor!
Poderemos receber notificações no email: calcadajaragua@gmail.com
Também estamos no facebook:
https://www.facebook.com/pages/JARAGUÁ-CALÇADA-LEGAL/178349535554699?ref=hl

EDUCAÇÃO EM CALÇADAS PÚBLICAS

Minha foto
VAMOS FAZER CALÇADAS SEGURAS, AGRADÁVEIS, DURÁVEIS E INCLUSIVAS PARA TODOS? VAMOS FAZER A NOSSA CALÇADA UMA CALÇADA LEGAL?

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

ÁRVORE URBANA


                     ESPERANDO POR UMA SÉRIA POLÍTICA URBANA PARA ELAS.

 Um assunto sério que poucos tem dado a atenção devida ao assunto e poucos se empenham na produção dela, no plantio e cuidado correto dela. 
Um grande negócio a ser desenvolvido no Brasil com espécies especialmente desenvolvidas para as cidades levando em consideração espécies nativas e o clima. Observem nos exemplos abaixo a forma da galhada bem definida em altura que não incomoda quem passa e o tronco ereto. Não é recomendado plantar árvores em tubos pois isso dificulta a fixação dela no solo e a absorção dos nutrientes que precisa para crescer saudável.
Árvores urbanas mais do que qualquer outro lugar precisam primar por alguns aspectos essenciais para servirem bem às suas funções ornamentais e de sombreamento.
Muitos países desenvolvem espécies adequadas com o clima adaptadas e cruzadas com outras para atingir alguns aspectos que consideram essenciais.
Estes aspectos estão atrelados às seguintes necessidades urbanas:

-Porte não muito grande para serem facilmente adaptadas para calçadas menores com seu volume superior de porte médio e preferencialmente de forma oval.
-Raízes preferencialmente pivotantes.
-Intensa floração.
-Inexistência de frutos ou muito pequenos.
-Definição de galhada ascendente acima de certa altura, não começando da base impedindo assim que se projete sobre as pessoas.
-Resistência de galhos aos ventos.
-Tronco ereto e uniforme.
-Precisam de espaço em redor do seu tronco no solo que são plantadas livres de revestimento para sua absorção de água.
-Não gostam de ser plantadas em tubos.

Bom observar que as espécies devem ser selecionadas com estas características e plantadas com porte entre 2,00m de altura e 3,00m para ter sua configuração de galhada e tronco já definidos e sem correr o risco de deformação.
Outra coisa errada que vemos com o plantio de árvores urbanas é o pequeno espaço deixado para elas na calçada para se alimentarem de água na superfície. Quanto mais melhor. Depende do clima de cada local mas deveria se pensar em algo aproximado à 1m2 para nossa região.
Árvores não gostam de ser plantadas em tubos. Elas precisam de espaços para expandir suas raízes para lhes dar suporte e sustentação adequada e captar os nutrientes do solo.Árvores sob estas condições adoecem e até mesmo caem facilmente com chuvas fortes e ventos.
É muito importante colocar certos minerais e insumos na cava no berço do seu plantio e suportá-las com tutores.

Árvores são espécies vivas que para sobreviverem fortes e saudáveis precisam de cuidados.



Nenhum comentário: