BEM VINDO AO PASSEIO PÚBLICO DE JARAGUÁ DO SUL

Este blog foi criado para servir de instrumento de troca de informações e educação para as pessoas que buscam melhorar as condições do seu passeio público tornando-o mais agradável, transitável, seguro e inclusivo para todos.
Foi criado para a cidade de Jaraguá do Sul, SC, Brasil mas toda informação colocada aqui cremos que será útil para o país todo pois o mesmo padece profundamente de um a polícia séria neste sentido.
Esta é uma iniciativa voluntária de pessoas que estão seriamente preocupadas com o alto índice de acidentes e traumatismos causados pela má condição das calçadas e pela segregação que esta situação coloca portadores de necessidades especiais como deficientes físicos e visuais etc.
Gostaríamos que todos cidadãos dirigissem sua atenção com um olhar carinhoso para o entorno imediato de seus lares, locais de trabalho e de seus investimentos, tomando ações no sentido de achar a melhor solução para todos.
Muitas vezes estamos esperando pela sonhada reforma da casa ou a construção do imóvel para fazer isso, mas enquanto isto não acontece podemos tomar simples ações como, pelo menos, remover as lajotas soltas das calçadas, entulhos, preencher buracos, dando assim o mínimo de condições de trânsito para todos.
Se cada cidadão cuidar de sua propriedade e zelar por ela, juntos deixaremos nossas cidades um lugar melhor para todos viverem.
Pense na sua calçada como uma continuação da sua casa! Pense que você é responsável pelo que pode acontecer aos outros pela sua negligência.
Ouse conosco esta ideia e comece hoje mesmo a fazer seu mundo melhor!
Poderemos receber notificações no email: calcadajaragua@gmail.com
Também estamos no facebook:
https://www.facebook.com/pages/JARAGUÁ-CALÇADA-LEGAL/178349535554699?ref=hl

EDUCAÇÃO EM CALÇADAS PÚBLICAS

Minha foto
Jaraguá do Sul, SC, Brazil
VAMOS FAZER CALÇADAS SEGURAS, AGRADÁVEIS, DURÁVEIS E INCLUSIVAS PARA TODOS? VAMOS FAZER A NOSSA CALÇADA UMA CALÇADA LEGAL?

quarta-feira, 14 de junho de 2017

CAPTAÇÃO DE ÁGUAS DE CHUVAS NAS CIDADES



Cada vez mais as cidades no mundo estão se tornando impermeabilizadas pela intensa taxa de ocupação do solo, asfaltamento de vias e calçadas.
Em consequência disto, mais e mais nossas cidades ficam sujeitas a inundações nas partes baixas nas chuvas.
O solo precisa estar mais aberto para absorver estas águas num todo. O sistema de captação de águas pluviais da cidade que destinam tudo aos rios, sobrecarregam os mesmos fazendo os mesmos extrapolar seus limites.
Mais e mais temos visto cidades mudaram suas taxas de ocupação do solo exigindo áreas maiores de permeabilidade do solo e desobstruindo piscinas naturais da natureza para captação destas águas. Também um trabalho intenso tem sido feito nas cidades conscientes, diminuído muitas vezes o leito das vias e criando junto dos passeios áreas de captação destas águas; principalmente nas vias estruturais mais rápidas das cidades que não se recomenda estacionamento nelas e desta forma proteje mais o pedestre o distanciando da pista movimentada. Também mais e mais se tem incentivado o uso de faixas verdes nos passeios públicos por esta mesma razão e a possibilidade de se plantar árvores de grande porte. Quer uma cidade melhor, projete passeios mais largos e verdes.







Nenhum comentário:

Postar um comentário