BEM VINDO AO PASSEIO PÚBLICO DE JARAGUÁ DO SUL

Este blog foi criado para servir de instrumento de troca de informações e educação para as pessoas que buscam melhorar as condições do seu passeio público tornando-o mais agradável, transitável, seguro e inclusivo para todos.
Foi criado para a cidade de Jaraguá do Sul, SC, Brasil mas toda informação colocada aqui cremos que será útil para o país todo pois o mesmo padece profundamente de um a polícia séria neste sentido.
Esta é uma iniciativa voluntária de pessoas que estão seriamente preocupadas com o alto índice de acidentes e traumatismos causados pela má condição das calçadas e pela segregação que esta situação coloca portadores de necessidades especiais como deficientes físicos e visuais etc.
Gostaríamos que todos cidadãos dirigissem sua atenção com um olhar carinhoso para o entorno imediato de seus lares, locais de trabalho e de seus investimentos, tomando ações no sentido de achar a melhor solução para todos.
Muitas vezes estamos esperando pela sonhada reforma da casa ou a construção do imóvel para fazer isso, mas enquanto isto não acontece podemos tomar simples ações como, pelo menos, remover as lajotas soltas das calçadas, entulhos, preencher buracos, dando assim o mínimo de condições de trânsito para todos.
Se cada cidadão cuidar de sua propriedade e zelar por ela, juntos deixaremos nossas cidades um lugar melhor para todos viverem.
Pense na sua calçada como uma continuação da sua casa! Pense que você é responsável pelo que pode acontecer aos outros pela sua negligência.
Ouse conosco esta ideia e comece hoje mesmo a fazer seu mundo melhor!
Poderemos receber notificações no email: calcadajaragua@gmail.com
Também estamos no facebook:
https://www.facebook.com/pages/JARAGUÁ-CALÇADA-LEGAL/178349535554699?ref=hl

EDUCAÇÃO EM CALÇADAS PÚBLICAS

Minha foto
VAMOS FAZER CALÇADAS SEGURAS, AGRADÁVEIS, DURÁVEIS E INCLUSIVAS PARA TODOS? VAMOS FAZER A NOSSA CALÇADA UMA CALÇADA LEGAL?

sexta-feira, 20 de julho de 2012


BANHO DE LOJA

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul, Neivor Bussolaro, avaliou como importante a explanação da arquiteta Ruth Borgmann, na plenária de quarta-feira, sobre o projeto Calçada Legal. E completou fazendo um alerta aos comerciantes. Segundo o presidente da CDL, a expectativa é que o poder público municipal dê uma resposta rápida a esta questão, como fez há uma semana...






A palestra  foi muito boa no CDL. 
Tivemos a oportunidade de resumir o projeto para muitos empresários.
Todos estavam muito receptivos e atentos.
Agradecemos a oportunidade também que nos concederam e ao delicioso almoço.

Procuramos salientar que a calçada da loja é tão importante quanto a vitrina, pois se a calçada for boa a pessoa não precisa olhar para o chão quando caminha e pode contemplar a vitrina e ser seduzida por ela.

Procuramos  conscientizá-los do problema do lixo que em muitos lugares fica depositado nas calçadas o dia todo!
Que os lojistas e empresários que não tem onde por o lixo deveriam se organizar para resolver esta questão.
Explicamos para eles a necessidade dos recuos prediais para as calçadas estreitas e quão importante isto será para nosso futuro onde mais e mais pessoas terão que usar do transporte coletivo para locomover-se,  pois será a solução do transporte das massas.

Salientamos para algumas autoridades a importância de se ajustar a lei de uso do solo com a alteração da lei dos recuos o que permitirá que possamos recuar mais nossos projetos e aumentar o passeio. Também enfatizei a importância da gestão municipal organizar o departamento de arborização e calçadas que com a criação da IPUJS deve acontecer.

O Inácio  Carreira e a Christina Pretty  me apoiaram no evento.
Também hoje dei mais uma entrevista para a rádio Brasil Novo e Studio FM.
Agradecemos muito a divulgação que estes meios de comunicação tem feito do nosso projeto.  Tem sido muito positivo!

Att. Arq. Ruth Borgmann

Nesta foto o lixo da industria é depositado diariamente neste grande recipiente na calçada dificultando a passagem das pessoas.


Neste caso acima as pessoas não conseguem abrir a porta dos seus carros pois as sacolas impedem a saída delas, então elas estacionam o carro ocupando a pista de trânsito para poder sair.
Também achamos que deixar o lixo o dia todo exposto na calçada da principal rua da cidade não combina com estilo de vida da maioria dos cidadãos jaraguaenses do seu perfil tão bem conhecido pelo país à fora de povo educado, limpo organizado, outrora conhecido como portador do título de cidade jardim.

Nenhum comentário: