BEM VINDO AO PASSEIO PÚBLICO DE JARAGUÁ DO SUL

Este blog foi criado para servir de instrumento de troca de informações e educação para as pessoas que buscam melhorar as condições do seu passeio público tornando-o mais agradável, transitável, seguro e inclusivo para todos.
Foi criado para a cidade de Jaraguá do Sul, SC, Brasil mas toda informação colocada aqui cremos que será útil para o país todo pois o mesmo padece profundamente de um a polícia séria neste sentido.
Esta é uma iniciativa voluntária de pessoas que estão seriamente preocupadas com o alto índice de acidentes e traumatismos causados pela má condição das calçadas e pela segregação que esta situação coloca portadores de necessidades especiais como deficientes físicos e visuais etc.
Gostaríamos que todos cidadãos dirigissem sua atenção com um olhar carinhoso para o entorno imediato de seus lares, locais de trabalho e de seus investimentos, tomando ações no sentido de achar a melhor solução para todos.
Muitas vezes estamos esperando pela sonhada reforma da casa ou a construção do imóvel para fazer isso, mas enquanto isto não acontece podemos tomar simples ações como, pelo menos, remover as lajotas soltas das calçadas, entulhos, preencher buracos, dando assim o mínimo de condições de trânsito para todos.
Se cada cidadão cuidar de sua propriedade e zelar por ela, juntos deixaremos nossas cidades um lugar melhor para todos viverem.
Pense na sua calçada como uma continuação da sua casa! Pense que você é responsável pelo que pode acontecer aos outros pela sua negligência.
Ouse conosco esta ideia e comece hoje mesmo a fazer seu mundo melhor!
Poderemos receber notificações no email: calcadajaragua@gmail.com
Também estamos no facebook:
https://www.facebook.com/pages/JARAGUÁ-CALÇADA-LEGAL/178349535554699?ref=hl

EDUCAÇÃO EM CALÇADAS PÚBLICAS

Minha foto
VAMOS FAZER CALÇADAS SEGURAS, AGRADÁVEIS, DURÁVEIS E INCLUSIVAS PARA TODOS? VAMOS FAZER A NOSSA CALÇADA UMA CALÇADA LEGAL?

quinta-feira, 19 de julho de 2018

ÁRVORE URBANA UM ASSUNTO SÉRIO PARA AS CIDADES.


Como a boa circulação em calçadas exige planejamento, espaço, uso de materiais adequados e normas, o plantio de árvores também exige sabedoria e muita atenção. É um assunto técnico sério que cada cidade deve abordar com o setor de planejamento urbano. A falta de cuidado neste quesito pode acarretar em processos sérios para quem é o responsável da segurança na questão acidentes.
Árvores saudáveis em calçadas seguras exigem certa atenção antes de serem plantadas para evitarem as dores de cabeça do futuro.
Países desenvolvidos compram árvores urbanas especialmente desenvolvidas em viveiros com quesitos de qualidade que contemplam as exigências do local, clima, espaço, resistência e qualidade paisagística. Estas árvores são cuidadas e escolhidas pela qualidade da formação de seus galhos ascendentes, recebendo certas podas de ramos para garantir a estrutura mais perfeita exigida para seu desenvolvimento. Muitas vezes são geneticamente alteradas ou cruzadas com outras espécies para chegar ao quesito ideal: Estrutura ereta, solidez e alta resistência de troncos e galhos, poucos frutos e geralmente abundância de flores.
Seu porte mínimo de plantio nas ruas varia entre 2,50 e 3,00m de altura. Sempre são plantadas com tutores que garantem sua estabilidade e porte ereto diante fortes ventos e vândalos, sendo usado no primeiro ano do seu plantio definitivo na calçada.
Árvore urbana precisa precisa ter espaço adequado ao seu porte e ser nutrida.
Árvores de pequeno porte dificilmente se enquadram no quesito galhada ascendente com altura livre de galhos de 2,20 se projetando sobre a calçada como a ABNT exige. Seriam as ideais para calçadas estreitas se desenvolvidas com os critérios acima mencionados.
Árvores precisam de espaço para sua copa na calçada e na rua e não podem se projetar sobre a rua em locais onde ônibus e caminhões de transporte podem passar ou estacionar.
Árvore precisa de espaço no solo para se nutrir.
São recomendados o mínimo de 2,00m2 para árvores de médio porte e 3,00m2 para as de grande porte. Tudo depende da incidência de chuvas do local também.
Árvores exigem ter distância mínima de esquinas para não atrapalhar na visibilidade e circulação e também devem ter espaços mínimos entre si e outros obstáculos. Vejam no link abaixo alguns dos cuidados quanto as distâncias.
Lembrem-se que árvores de médio e grande porte só podem ser plantadas em calçadas com no mínimo 2,90m de largura
Se sua calçada não tem árvores e não pode ter pela mínima largura dela, que tal plantar ela no seu terreno?
Muitas vezes a saída das cidades é reestruturar o traçado urbano e em ruas menores talvez plantar elas só do lado que não contemple a fiação elétrica. Uma boa equipe acompanhada de técnicos é fundamental no quesito poda das mesmas para não acontecer as comuns mutilações das espécies.
Para considerar:
A importância e necessidade de arborização urbana correta
Laerte Scanavaca Júnior, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente 
Emprestamos desenhos de alguns estados brasileiros que achamos interessantes para contribuir com este trabalho educativo.























Nenhum comentário: